Aparecida realiza encontro para participantes do Programa Viver Mais Feliz de controle da diabetes 

Publicado em 21.04.2024 às 11:04

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na manhã deste sábado, 20 de abril, um encontro importante para dezenas de crianças e adolescentes integrantes do Programa Viver + Feliz, iniciativa do Município para controle da diabetes tipo 1 na faixa etária de 4 a 18 anos de idade. O evento “Treinamento Free Style Libre Monitoramento Contínuo da Glicose” foi realizado no Anfiteatro Municipal de Aparecida e reuniu pacientes e seus responsáveis, bem como gestores, farmacêuticos, médicos e outros profissionais que atuam no tratamento e monitoramento da doença na SMS.

Lançado em 27 de outubro de 2022 pelo prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, atualmente o Programa Viver Mais Feliz abrange 90 pacientes. A iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte posterior superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.

O secretário Alessandro Magalhães explicou que as crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 precisam fazer várias medições glicêmicas por dia para controle da doença e ajustes da insulina, da dieta e das atividades do paciente, e destacou: “Muitos precisam colher a gotinha de sangue para pingar na fita reagente de 4 a 6 vezes por dia, o que é desconfortável. Com o sensor, fornecido gratuitamente pela Prefeitura, esses pacientes sofrem menos, controlam melhor a doença e tem mais autonomia para praticar exercícios físicos, brincar e levar uma vida mais ativa e plena.”

No treinamento, a equipe da Assistência Farmacêutica da SMS detalhou a atuação deles na dispensação dos sensores de monitoramento e medicamentos e orientou os responsáveis, juntamente com outros gestores. Estavam presentes o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, o coordenador da Atenção Primária, Iron Pereira, a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Christiane Fausta Ferreira, o coordenador farmacêutico Fabrício Alves, a diretora da Farmácia de Alto Custo, Thalyta Christiane, e a chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis, Penélope Bueno.