• Governo de Goiás promove feira de artesanato em Goiânia

    Publicado em 20.06.2024 às 10:07

    A quinta edição da feira de artesanato Goiás Feito à Mão será realizada pelo Governo do Estado neste fim de semana, das 14h às 20h no sábado (22/6), e das 10h às 16h no domingo (23/6), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita. Além da exposição e comercialização de peças, o evento oferece atrações artísticas, espaço para crianças e oficinas de artesanato.

    A iniciativa integra as ações do programa Goiás Social e da Secretaria da Retomada, como forma de incentivar a produção de artesanato e, assim, valorizar a história e as tradições goianas que as peças carregam. Serão 50 estandes de artesãos, mestres artesãos, trabalhadores manuais e cooperativas. Nesta edição, a montagem da praça de alimentação tem parceria com o Sebrae.

    A mestra Ivanilde leva ao evento flores e buquês feitos a partir de folhas do cerrado trabalhadas com desidratação e esqueletização. A feira terá também as imagens sacras da mestra Fatinha, feitas em palha de milho. Outros destaques estão no estande da cultura originária com cestos, acessórios, objetos de decoração e personagens das tradições indígenas; nas esculturas em argila, cerâmica e madeira; e peças sacras feitas de galhos secos e raízes.

    Ainda, estarão expostos instrumentos de percussão de origem africana; biojoias; bordados confeccionados por mulheres vítimas de violência doméstica; e peças em cerâmica feitas por menores do sistema socioeducativo; entre outros. “A Goiás Feito à Mão é a prova da riqueza do nosso artesanato e uma forma que o Governo do Estado encontrou para incentivar essa produção”, destaca o secretário César Moura.

    Outras atrações
    No palco da Goiás Feito à Mão, a cantora Romana de Sá recebe o público no sábado, às 18h, com sucessos do samba e MPB. No domingo, a programação artística terá uma apresentação de dança portuguesa, às 11h, e show com a Orquestra de Violeiros de Silvânia, às 13h. As crianças poderão brincar na gibiteca, montada pela Secretaria de Cultura.

    Para quem tem habilidades com trabalho manual e quer aprender um pouco mais, a feira vai oferecer duas oficinas gratuitas. No sábado, o mestre Guará ensina Xilogravura, a partir das 14h. E no domingo, mestra Fatinha ensina a fazer flores com palha de milho, a partir das 10h. As inscrições serão realizadas no local, gratuitamente.