• Mabel cresce e lidera disputa em Goiânia, mostra pesquisa Serpes

    Publicado em 7.09.2024 às 16:08

    Sandro Mabel (União Brasil) cresceu 5,2 pontos porcentuais e lidera a disputa para a Prefeitura de Goiânia com 20,5% de intenção de votos na estimulada, aponta a terceira rodada da pesquisa Serpes/O Popular, divulgada nesta sexta-feira (6/9). O candidato está à frente de Vanderlan Cardoso (PSD) que tem 20% e da deputada federal Adriana Accorsi (PT) que soma 19,1%.

    Os números mostram a escalada de Mabel na disputa pelo Paço Municipal. Na primeira rodada, divulgada no dia 20 de julho, Mabel tinha 14,8% de intenção de votos no primeiro turno na pesquisa estimulada. No dia 16 de agosto, o levantamento apurou que Mabel apresentava 15,3% de intenção de votos na estimulada.

    A liderança de Mabel foi confirmada nas últimas quatro pesquisas que indicaram o avanço no pleito eleitoral. Levantamentos do Goiás Pesquisas (Mais Goiás), Quaest (TV Anhanguera), Instituto Gazeta de Pesquisas e pesquisa Futura Inteligência divulgada pela Revista Exame, colocam o candidato na liderança. “Liderar pesquisas demonstra que a população de Goiania entende e confia nas nossas propostas, confia no nosso trabalho”, celebrou Mabel.

    Nos dados divulgados nesta sexta-feira, a pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mencionados previamente, mostra Mabel com 14,5%, lado a lado com Adriana Accorsi (PT) que tem 14,8%. Portanto, o candidato do União Brasil apresenta maior crescimento.  Vanderlan surge em terceiro lugar com 11%, seguido de Fred Rodrigues com 6,3%.

    A pesquisa do Instituto Serpes apontou ainda que uma parcela de 44,8% dos entrevistados alegaram não ter ou não saber sobre algum candidato. “Mais pessoas estão conhecendo as nossas propostas para Goiânia. Teremos cada vez mais adesão do goianiense ao nosso projeto”, destacou Mabel.

    Rejeição
    O levantamento também atualizou a percepção do eleitor sobre em quem não votar. Neste quesito, Sandro Mabel está entre os nomes menos rejeitados pelo goianiense, com 8,8%. A lista da rejeição é liderada pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério (PSD) com 31,4%; Adriana Accorsi (PT) tem 23,5%, seguida de Fred Rodrigues (PL), com 10,6%. O senador Vanderlan Cardoso e Professor Pantaleão (UP), respectivamente, apresentam 9,7% e 9,3%. Já Mateus Ribeiro (PSDB) tem 7%.

    O levantamento foi realizado entre os dias 3 a 5 de setembro e ouviu 601 eleitores. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-07357/2024.