• Senador Canedo passa a disponibilizar retirada de leite para recém-nascidos de mães portadoras de HIV e HTLV

    Publicado em 3.03.2022 às 14:16

    Por meio de parceria feita pelo município com o Estado, agora é possível mães com HIV e HTLV que fazem acompanhamento em Goiânia, retirarem o leite para seus recém-nascidos em Senador Canedo, na Farmácia Municipal. 

    A farmacêutica técnica responsável pela Farmácia Municipal, Gleicielly Martins explicou que o HTLV é um vírus da mesma família do HIV e pode causar problemas nas células de defesa do organismo, comprometendo o sistema imunológico. 

    Como uma das principais formas de transmissão do vírus de ambas as doenças é pelo aleitamento materno, é primordial que os recém-nascidos tenham outra fonte de alimento.

    Uma moradora do setor Monte Azul que preferiu não se identificar, foi a primeira mãe com HTLV a fazer a retirada do leite aqui no município. Segundo ela, a novidade vem em boa hora. “Ficou muito melhor, pois eu não teria condição de ir até Goiânia buscar, ficou bom para nós” concluiu.

    A entrega é feita conforme a necessidade do recém-nascido e só pode ser realizada se a mãe e bebê estiverem passando por acompanhamento médico. 

    É obrigatória a apresentação de receita médica, xérox da certidão de nascimento da criança, xérox dos documentos da mãe, comprovante de endereço e cartão do SUS.

    Outras doenças

    A farmacêutica Gleicielly também destacou que pacientes de hepatite e ILTB que antes retiravam seu medicamento em Goiânia também podem requerer a retirada do leite no município, mediante acompanhamento com médico.

    A Farmácia Municipal de Senador Canedo é o principal centro de distribuição de medicamentos do município e atende cerca de 60 pacientes todos os dias.