UFG discute o funcionamento da comprovação vacinal 

Publicado em 3.03.2022 às 16:45

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai promover uma ampliação das atividades presenciais a partir da segunda-feira (7/3). Uma das exigências para o retorno presencial é a comprovação vacinal contra a covid-19 para todos que estiverem nas dependências da Universidade. Esse foi um dos assuntos discutidos na reunião da Reitoria com os diretores de unidades acadêmicas, na quarta-feira (2/3).

A reitora Angelita Pereira de Lima esclareceu que a resolução aprovada pelo Conselho Universitário – exigindo a comprovação vacinal – chegou a ser judicializada, mas a liminar impedindo a cobrança foi derrubada. Depois disso, a Universidade publicou a Portaria Normativa nº 659 com orientações sobre a implementação do comprovante de vacinação tanto para a comunidade universitária quanto para o público externo.

Angelita destacou que espera que as pessoas sejam conscientes, tenham bom senso e colaborem com o processo para que não se chegue aos dispositivos legais. “Não queremos criar situações de conflito, queremos apenas garantir a segurança sanitária para quem frequenta as dependências da UFG”, argumentou.

A vacinação contra a covid-19 deverá ser comprovada com o preenchimento de um questionário no site retomada.ufg.br onde é anexado o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (Conecte SUS).

Na reunião foi anunciado que a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH) ficará responsável pela verificação do comprovante vacinal. Isso será feito de duas formas (por pessoal da Secretaria treinado para realizar abordagens: por amostragem e pela checagem de denúncias feitas pelo aplicativo Minha UFG. A pessoa que não apresentar a comprovação não poderá permanecer dentro da Universidade.

Mais informações sobre o retorno presencial: retomada.ufg.br