No DM, senador Luiz do Carmo critica Meirelles: “Henrique sequer voltou a Goiás”
Matéria assinada pelo jornalista Weliton Carlos, editor do Diário da Manhã, mostra que a disputa pelo Senado Federal começou oficialmente em Goiás com um artigo publicado na edição de ontem , 3, no jornal, o senador Luiz do Carmo (MDB) criticou veemente o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles (PSD), por postular o cargo a partir de Goiás. Para os detratores, ele não vivencia a realidade do Estado.
É a primeira crítica aberta e publicada do parlamentar a um dos interessados na vaga que ele ocupa no Senado Federal. “Contrariando os mais de 183 mil eleitores que deram a Meirelles o título de deputado federal goiano mais bem votado naquele ano, Henrique sequer voltou em Goiás para pegar o diploma de deputado. Renunciou ao cargo para assumir a presidência do Banco Central no governo Lula, onde permaneceu até 2010”, escreve.
Luiz do Carmo era suplente de Ronaldo Caiado (União Brasil), que assumiu o Governo de Goiás em 2019.
Weliton relata que, para os críticos, Meirelles não tem mostrado interesse em se mudar de forma definitiva para Goiás e fazer campanha nos municípios. Ele tem adiado o afastamento da administração pública em São Paulo.
O jornalista lembra que outro que tem aumentado as críticas ao secretário é o deputado federal Zacharias Calil (União Brasil).
Apesar da pecha de “impostor” imputada por Carmo e demais concorrentes, Meirelles tem currículo administrativo nacional, com passagem pelo comando do Banco Central nas gestões de Lula, ministro da Fazenda de Michel Temer, foi candidato a presidente pelo MDB e nos anos 2000 foi eleito deputado federal em Goiás, apesar de não ter assumido, optando em seguir como auxiliar na gestão do PT.