Exposição “Alego, 187 anos de Goiás”, aberta nesta 5ª-feira, retrata a história do Poder Legislativo no estado
A exposição “Alego, 187 anos de Goiás”marca o início oficial dos trabalhos no Palácio Maguito Vilela, a nova sede do Parlamento goiano. Durante a abertura das atividades, no inicío da tarde desta quinta-feira, 3, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), recebeu representantes de dezenas de veículos de comunicação, da Capital e do interior, para um tour guiado.
No discurso direcionado aos jornalistas, repórteres fotográficos e editores que vieram prestigiar a nova sede, Lissauer chama de “dia histórico” o retorno dos trabalhos no novo prédio. “Um marco na história da Assembleia Legislativa de Goiás. Uma casa que começou a ser construída em 2005, e, agora, após 17 anos do início da sua obra, nós estamos concluindo e entregando aos deputados e realizando a primeira sessão ordinária”.
A exposição promovida pela Casa com o apoio do Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), conta a trajetória do Legislativo em imagens e documentos, desde o Império na cidade de Goiás até os dias atuais, em Goiânia.
O diretor de Informação e Divulgação da Presidência, Leonardo Razuk, explica que o intuito é criar um memorial para contar a história da política goiana. “É uma exposição que traz fotos, traz textos, que traz vídeos também que podem ser acessados através de um QR code colocado em cada totempara contar essa história, não só da política, mas do estado de Goiás e de como a Assembleia evoluiu e chegou até esse prédio”.
A exposição traz uma experiência cronológica das sedes do Parlamento. Ao longo dos anos, a Assembleia já experimentou sete casas, duas na cidade de Goiás e cinco em Goiânia. Agora, após 187 anos, o Parlamento continua sua história, mas pela primeira vez em uma sede própria.
Para quem tiver interesse em conhecer a trajetória do Parlamento estadual, a exposição será aberta ao público e deve ficar 60 dias no saguão do novo prédio.