• Fieg cria Conselho Pensadores da Educação do Futuro

    Publicado em 4.03.2022 às 12:13

    Iniciativa inédita, fórum de debates reúne profissionais consagrados que, juntos, vislumbram o futuro da educação e do mundo do trabalho para ser colocado em prática hoje nas escolas Sesi e Senai.
    Com objetivos estratégicos definidos de fomentar o desenvolvimento da indústria goiana, bem como liderar o empreendedorismo, a inovação e solidariedade no setor produtivo, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lança dia 7 de março iniciativa inédita e inovadora destinada a promover uma atuação de vanguarda acerca das novas tendências da educação e do mundo do trabalho.
    Trata-se do Conselho Pensadores da Educação do Futuro, no âmbito da Fieg, do Sesi e Senai, integrado por profissionais de elevada capacidade profissional, renomada reputação e visão de mundo e que são referências nacionais em diversas áreas do conhecimento. A missão é promover reflexão e inspiração para orientar as instituições do Sistema Indústria em Goiás na construção das estratégias e iniciativas educacionais que respondam às megatendências.
    “Atuar na vanguarda é primordial, principalmente com as mudanças que temos vivido nos últimos anos, devido à pandemia da Covid-19, à aceleração da transformação digital e às mudanças significativas no mundo do trabalho”, justifica o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel. Nesse contexto, ele elenca a necessidade de as instituições, antecipadamente, mapear e identificar as novas habilidades exigidas dos trabalhadores da indústria do futuro; compreender cenários quanto ao perfil das novas gerações de estudantes; subsidiar o mapeamento das tecnologias disruptivas para uma educação que impacte cada vez mais no futuro das pessoas, dos processos produtivos e na sociedade e, com isso, criar modelos de educação de referência.
    O dirigente da Fieg cita estudo do Fórum Econômico Mundial que aponta habilidades como criatividade, liderança, pensamento analítico e crítico, resolução de problemas, programação, aprendizagem ativa, entre outras, como fundamentais no perfil dos trabalhadores do futuro. Por definição, o conselho visa identificar as necessidades da educação em consonância com as exigências do mundo do trabalho, a partir das perspectivas da 4ª Revolução Industrial e do avanço dos sistemas digitais, por exemplo.

    O time de pensadores
    1) ALEXANDRE CAMPOS SILVA
    PhD em Gestão do Conhecimento e Google Cloud Innovation in Education Brazil

    2) CLAUDIO SASSAKI
    Mestre pela Stanford University, cofundador e CEO da Geekie

    3) CELSON PANTOJA LIMA
    Doutor em Ciências da Computação e professor da UFOPA

    4) EDUARDO DESCHAMPS
    Doutor em Engenharia Elétrica e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação

    5) EDWARD MADUREIRA BRASIL
    Doutor em Agronomia e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás

    6) JEFERSON DE OLIVEIRA GOMES
    Doutor em Engenharia Mecânica UFSC/Aachen Alemanha e superintendente de Inovação da CNI

    7) LÚCIA GOMES VIEIRA DELLAGNELO
    Doutora em Educação por Harward e presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

    8) MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO
    Mestre em Ciência Política e presidente do Conselho Nacional de Educação

    9) MOZART NEVES RAMOS
    Pós-Doutor em Química pela Politécnica de Milão e membro do Conselho Nacional de Educação

    10) RAFAEL LUCCHESI
    Economista pela Universidade Federal da Bahia e diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do Senai e superintendente do Sesi Nacional
    11) PAULO VARGAS
    Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi
    12) SANDRO MABEL
    Presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai Goiás

    SERVIÇO:

    Pauta: Fieg cria Conselho Pensadores da Educação do Futuro
    Data: 7 de março
    Horário: 10 horas
    Local: Casa da Indústria (Av. Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco, Vila Nova – Goiânia)