Prefeitura amplia recolhimento de pneus usados em borracharias de Trindade
A Prefeitura de Trindade, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), criou novas rotas para reduzir a deposição de pneus usados em calçadas. Apenas em um dia de fevereiro, o município recolheu 1.100 pneus em bairros da Região Central.
A Semma disponibilizou até o telefone 3505-8633 para as borracharias se cadastrarem ao serviço de coleta, que é gratuito, e também para a população denunciar no caso de descarte irregular de pneus usados.
Secretário de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur destaca que o trabalho atinge duas questões prioritárias: “Meio ambiente e saúde”. Ele frisa que o recolhimento dos pneus velhos evita que eles causem danos ambientais, e também previne a formação de criadouros do mosquito aedes aegypti, que transmite Dengue, Zika vírus e Chikungunya.
Nesta sexta-feira (04/03), um caminhão a serviço da Semma ficou com a caçamba cheia de pneus na coleta realizada em apenas três borracharias da Região Leste. No Jardim Ipanema, o borracheiro Ariston Alves de Oliveira viu aliviado os mais de 30 pneus que estavam na porta serem recolhidos.
Trabalhando há seis anos no local, Ariston conta que antes da penúltima coleta da Semma, havia uma pilha de aproximadamente 100 pneus na porta dele. Para evitar que eles se transformassem em depósito de água parada, Ariston furou todos os pneus, mas já estava sem espaço até que o caminhão da coleta passou. “Esse é um trabalho maravilhoso que não pode parar”, destacou o trabalhador.
No setor Maysa houve alívio também para o borracheiro Policarpo Augusto de Souza que está no local há mais de três anos. Ele queria evitar a formação de nova pilha porque recentemente havia 80 pneus na porta da borracharia aguardando a coleta, mas eles foram incendiados, causando pânico nele, que dormia próximo.
“Eu pagava para as pessoas recolherem, mas mesmo assim ficava uma pilha na porta”, lembra. Como falta espaço, ele receava que uma nova pilha se formasse quando o caminhou chegou nesta sexta-feira. “A Prefeitura nos ajuda muito com essa atitude”, agradecia ele.
Os caminhões que agora ampliaram os pontos de coleta transportam os pneus usados até um depósito no Setor Laguna. Lá, eles são separados por tamanho e fazem verdadeiras montanhas. Quando o galpão fica cheio, uma empresa instalada em Abadia de Goiás, que faz o reaproveitamento desse tipo de material, faz o transbordo dos pneus para a transformação deles.