Força-tarefa em Senador Canedo reúne forças no combate ao mosquito da dengue
A prefeitura municipal de Senador Canedo promoveu, no último sábado (5), mutirão contra a dengue no setores Margarida Procópio e Vila São João. A ação mobilizou várias secretarias e contou com a parceira da Central Única da Favelas (Cufa).
O objetivo da ação era orientar moradores da região, além de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
O serviço contou com o trabalho da equipe de endemias da Secretaria de Saúde, que distribuiu panfletos de orientação aos moradores e também realizou oito bloqueios perifocais com bombas costais, em um total de 40 quadras residenciais.
O bloqueio com bomba costal é capaz de eliminar o mosquito adulto, interrompendo o ciclo de transmissão das doenças.
Ação conjunta
A Secretaria de Infraestrutura e Obras também estava presente e realizou o recolhimento de entulhos das residências e lotes baldios, que podem abrigar água parada, focos do mosquito Aedes aegypti. A ação também teve apoio da Superintendência de Desenvolvimento Comunitário (Sudec) e da Cufa, que prestou apoio aos servidores.
Segundo o morador da Vila João, Albino Piedade, a ação conscientiza os moradores e fiscaliza lotes abandonados. “A prefeitura está de parabéns, foi um ótimo trabalho, mas muitos não cuidam dos próprios quintais, o que dificulta o combate ao mosquito.“, observou.
Segundo a secretária de Saúde, Ludymila Maranha, que esteve presente na ação, a prevenção é o melhor combate. “A doença da dengue vem se alastrando por todos os municípios, e em Senador Canedo não é diferente. Para que a prevenção da doença aconteça de maneira oportuna, é fundamental a participação da comunidade por meio de uma mobilização social.“, destacou.
Balanço total
Foram visitadas 914 residências, que, junto com os terrenos baldios, totalizaram 1.427 visitas.