• Sesi Canaã vence torneio de robótica no Congresso Brasileiro de Inovação 

    Publicado em 11.03.2022 às 06:02

    A equipe de robótica Geartech Canaã, da Escola Sesi Canaã, em Goiânia, venceu na tarde de quinta-feira (10/03) a edição especial do Torneio First Tech Challenge (FTC) – competição paralela ao 9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, no World Trade Center, em São Paulo.  Ao lado do grupo Legonautas, de Minas Gerais, os jovens conquistaram o prêmio Aliança Campeã.

    O evento reuniu os 12 melhores times do Torneio Nacional do Sesi, realizado ao longo dos anos de 2020 e 2021. Na modalidade, os jovens estudantes do ensino médio projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg. O Estado também foi representado pelos alunos da BrainMachine, da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão, que conquistou o prêmio da categoria Aliança Finalista, ao lado da equipe Starbots, de Minas Gerais. 

    Com patrocínio da John Deere e da Fanta desde a temporada 2020, a Geartech Canaã acumula uma série de títulos, como o de campeã mundial no torneio da Austrália no ano passado e tricampeã brasileira. Ambas as companhias acompanham de perto as atividades da equipe. “Visitamos a indústria da Fanta, em Trindade, e eles nos dão refrigerante para eventos na escola e doações. Com a John Deere, temos encontros mensais on-line e visitas no centro de treinamento do Senai em Goiânia. E estamos em constante busca. Já entramos em contato com uma marca internacional de roupa esportiva para o uniforme”, conta o estudante Gabriel Craveiro. (Com informações de Amanda Maia, da Agência de Notícias da Indústria)