• Aparecida de Goiânia é destaque nos Jogos Abertos de Goiás 

    Publicado em 15.03.2022 às 07:55

    Aparecida de Goiânia, que é atual bicampeã dos Jogos Abertos de Goiás, foi um dos municípios que mais se destacou na final do campeonato goiano que ocorreu neste fim de semana, em Goiânia. A delegação aparecidense conquistou dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes modalidades. Das 26 modalidades dos jogos estaduais, Aparecida não foi representada em apenas uma: Paraenduro.

    As medalhas de ouro foram para as modalidades Vôlei Feminino de Praia, Basquete em Cadeira de Rodas, Karatê, Bicicross (em várias categorias), Atletismo (corrida de 1.500 e 5.000 metros), Xadrez, Corrida Paralímpica Intelectual (800 metros) e Corrida Paralímpica Visual (5.000 metros). As de pratas foram para Tênis de Mesa e Bicicross (em duas categorias); de bronze para Bicicross, Vôlei de Quadra Feminino, Salto Triplo e Basquete Feminino.

    Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, Aparecida foi muito bem representada e o desempenho foi satisfatório. “A Gestão de Aparecida deu todo apoio aos competidores e, mesmo sem ter o resultado geral definido ainda, já somos campeões em diversas modalidades. Independentemente do resultado, a participação foi marcante para os nossos atletas e para o município”, destacou. 

    Victor Lapussiere, 17 anos, é integrante da equipe de xadrez de Aparecida, uma das modalidades que conquistou o ouro. Ele foi vice-campeão nacional por cinco vezes, campeão regional dos jogos escolares de 2019 e, agora, é campeão estadual de Xadrez. “Foi bem disputada as últimas rodadas, mas a gente conseguiu chegar até aqui. Aparecida formou uma equipe bem forte para participar do Jogos Abertos, a gente se preparou bastante e o resultado foi certeiro”, comentou o jogador aparecidense ao lado dos outros participantes da equipe. 

    Trabalho

    Gerfeson Aragão destaca que nos últimos anos Aparecida se destaca no cenário esportivo regional e nacional. Segundo ele, graças aos investimentos da administração municipal e do comprometimento dos atletas. “Nossa cidade é considerada a cidade do esporte. Para alcançarmos esse status, criamos políticas públicas que incentivam e valorizam nossos atletas. Além disso, também fizemos muito pela infraestrutura, construindo centros de treinamentos como o Estação Esporte-Cidadania e as quadras poliesportivas nas escolas. Com essa base, crianças e jovens se sente motivados para praticar alguma modalidade”, detalha.

    O secretário lembra ainda que a cidade também é representada em competições internacionais. “O programa ‘Aparecida Compete’ possibilita que nossos atletas participem de competições em várias partes do mundo. A Prefeitura de Aparecida custeia passagem, hospedagem e alimentação dos atletas. Por outro lado, eles voltam com bons resultados que nos enche de orgulho”, finaliza sobre o trabalho realizado para desenvolvimento do esporte na cidade.

    Gustavo Barros de Sousa, de 25 anos, é um dos 480 atletas aparecidenses de alto rendimento que participaram Jogos Abertos 2021 e é beneficiário do Programa Aparecida Compete. Ele levou para a casa duas medalhas de ouro na modalidade atletismo. “Me consagrei campeão nas corridas de 1,5 mil e 5 mil metros. Agradeço a Prefeitura de Aparecida por todo apoio. O programa Aparecida Compete cobre os uniformes, viagens e hospedagem nas competições estaduais, nacionais e até mesmo internacionais”, disse o atleta.

    Atleta aparecidense Gustavo Barros de Sousa (Atletismo)

    Jogos Abertos de Goiás 2021

    Os Jogos Abertos de Goiás é um evento tradicional projetado para promover o intercâmbio esportivo entre as diversas regiões do Estado, que envolve todos os 246 municípios goianos em 26 modalidades esportivas e paradesportivas, todas elas disputadas de acordo com as regras oficiais de cada confederação correspondente. 

    Modalidades: Atletismo, Atletismo paraolímpico, Badminton, Parabadminton, Basquete feminino, Basquete masculino em cadeira de rodas, Basquete feminino em cadeira de rodas, Capoeira, Ciclismo, Handebol feminino, Futevôlei, Vôlei feminino, Vôlei de praia, Judô, Jiu-jitsu, Taekwondo, Karatê, Tênis de mesa, Tênis, Tênis de mesa em cadeira de rodas, Natação, Natação paraolímpica, Vôlei sentado, Xadrez e BMX.