Sebrae reúne participantes do Ecossistema Local de Inovação e propõe agenda comum
Unir várias pessoas de segmentos diferentes, mas com um objetivo comum foi o que fez o Sebrae, na manhã desta quinta-feira 17, com a finalidade de consolidar o Ecossistema Local de Inovação. Estiveram na unidade central, universidades, representantes de órgão públicos – Prefeitura e Estado, do agronegócio, indústria, comércio e serviços, hubs de negócios e incubadoras de startups.
Foram mais de 15 pessoas, cada uma com sua competência, que tiveram cinco minutos para apresentar os trabalhos que já desenvolvem, os projetos para 2022 e para o futuro. O gerente de Inovação do Sebrae, Athos Valadares, e sua equipe comandaram as apresentações. Ele afirmou que o objetivo do encontro foi alcançado e todos estão empenhados na construção de um ambiente favorável à inovação.
O Diretor Superintendente, Antônio Carlos de Lima Neto, abriu e finalizou o evento. No final, ele propôs a todos os presentes a criação uma agenda propositiva e objetiva de trabalhos, para consolidar de uma vez o Ecossistema Local de Inovação. “Espero que possamos buscar a integração de todos os atores que promovem a inovação dentro do nosso Estado de Goiás e que consigamos ofertar as soluções oriundas desse encontro.”
Athos Valadares disse ainda que o importante é que a partir de agora, o Sebrae, junto com as instituições vão criar uma agenda propositiva e objetiva para coleta de resultados para que no fim das contas, o beneficiado de seja o empreendedor goiano. “São esforços que, quando convergidos, podem gerar um resultado muito direto e muito poderoso para a sociedade.
O Diretor de Administrativo e de Tecnologia, João Gouveia, também ressaltou que com a interação desse Ecossistema não tem como ocorrer perdas, só gera ganhos. “A inovação tem que dizer qual vai ser o resultado operacional que vai transformar em emprego em bons negócios, saúde e em felicidade para as pessoas”, resumiu.
Estiveram presentes no encontro promovido pelo Sebrae, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assempro-GO); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG); Federação das Indústrias de Goiás (Fieg); Federação do Comércio e Serviços de Goiás (Fecomércio-GO); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec); Hub do Cerrado; Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Organização das Cooperativas do Brasil – Goiás (OCB/Sescoop-GO); Intitu