• Times do Sesi representam Goiás no Festival Nacional de Robótica

    Publicado em 19.03.2022 às 06:01

    Seis equipes – cinco delas de Escolas Sesi e outra apadrinhada pela instituição – vão representar Goiás no Festival Nacional de Robótica, previsto para o mês de maio, em São Paulo. Os alunos da Titans L.J Planalto; Amazonas, do Instituto Professor João Margon Vaz, de Catalão; L.J Origens, do Sesi Planalto; Riverpollo, do Sesi Senai Rio Verde; Alphatech e Robostorm, do Sesi Senai Aparecida de Goiânia, foram premiadas em cerimônia realizada no Teatro Sesi, no sábado (12), que marcou o fim da etapa regional da disputa e reuniu 44 equipes de escolas públicas e particulares de 15 municípios, no Sesi Clube Ferreira Pacheco.
    Durante dois dias, sob embalo de conquista um dia antes, pela equipe Geartech Canaã, do Torneio First Tech Challenge (FTC) – competição paralela ao 9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo –, jovens de 9 a 16 anos foram desafiados a repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte, dentro do tema da temporada, Cargo Connetc. Eles apresentaram soluções inovadoras, como aplicativos e unidades inteligentes de distribuição e recebimento de mercadorias.
    Com o projeto EcoSafe, espuma expansiva que evita que mercadorias sofram danos durante o transporte, o time Titans L. J, do Sesi Planalto, em Goiânia, venceu a disputa. Em 2º lugar, ficou o grupo Amazonas, do Instituto Professor João Margon Vaz (instituição apadrinhada pelo Sesi), e em 3º, a L.J Origens, também do Sesi Planalto.
    Além do projeto de inovação, os competidores foram avaliados no desafio do robô. Com componentes Lego, eles construíram um dispositivo totalmente autônomo, destinado a realizar missões em uma arena de competição, com a mesma temática da temporada. Também foram avaliados os chamados core values (valores do coração, em português), pilares que fundamentam todo o torneio: cooperação mútua, respeito ao outro, tolerância, diversidade e competição amigável. As equipes celebram a descoberta, o trabalho em equipe de forma colaborativa, guiadas pelos valores do torneio.
    Veja a lista com os premiados em todas as categorias:
    Desafio do robô
    1º lugar – Titans L.J – Sesi Planalto
    Desempenho do robô
    1° lugar – Titans L.J Planalto
    2° lugar – L.J Origens
    Core Values
    1º lugar – Robostorm
    2º lugar – Nanomasters
    Projeto de Inovação
    1º lugar – Alphatech 
    2º lugar – Star Guardians 
    Desing do robô
    1º lugar – Robotic Engineers
    2º lugar – Life Sesi Canaã
    Champion’s Award
    1º lugar: Titans L. J Planalto
    2º lugar: Amazonas
    3º lugar: L.J Origens Planalto
    Classificadas para o nacional
    Titans L.J
    Amazonas
    L.J Origens
    Ap. Gyn Robostorm
    Ap.Gyn Alphatech
    Riverpollo