Indústrias destacam 70 anos do Senai em Goiás 

Publicado em 19.03.2022 às 07:09

Com mais de 350 mil veículos SUV e caminhões das marcas Hyundai e Chery produzidos desde 2007, quando começou operações em Anápolis, a Caoa Montadora mantém forte parceria com o Senai, sobretudo na área de recursos humanos, em que é responsável pela formação de toda a mão de obra local contratada pela empresa desde o início.
O case Caoa é detalhado pelo diretor industrial Eugênio Césare, que assina o artigo Vida longa ao Senai na edição especial da revista Goiás Industrial, da Fieg, comemorativa do 70º aniversário da instituição em Goiás.
“De lá para cá, essa parceria evoluiu e entre vários outros projetos desenvolvidos o mais recente é o programa Caoa Capacita, realizado desde abril de 2021 e que já qualificou mais de 800 pessoas da comunidade, com absorção de 553 concluintes. Isso mostra como a instituição está alinhada e antenada com as demandas e com toda transformação tecnológica da indústria”, afirma o CEO da montadora.
“O sucesso da transformação em realidade dos desafios de uma operação industrial complexa, que possui todas as fases de fabricação de um carro, como estruturação e soldagem de carrocerias, pintura, montagem geral, logística, manutenção, engenharias de processos e controle de qualidade, se deve muito à parceria desenvolvida com a Fieg e o Senai”, complementa Eugênio Césare, que participou da abertura das comemorações da data, dia 9 de março, na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, ao lado de colaboradores da companhia e de representantes de outras empresas.
Daniela Muassab Castanho, CEO e diretora executiva da Brainfarma, outra parceira forte do Senai Anápolis em várias ações de formação profissional, atribui o bom desempenho do setor industrial ao trabalho da instituição. “Desde 2018, o Senai desenvolve um programa de capacitação customizado para atender às nossas demandas e que tem dado excelentes resultados, com mais de 500 pessoas qualificadas. Vamos expandir o projeto para que todos os nossos colaboradores sejam formados pelo Senai porque é só com por meio da formação técnica que poderemos seguir crescendo e alcançando bons índices de produtividade.”
Daniela Machado Sebalhos Bueno, coordenadora de Pessoas do Polo Goiás da Atvos, ressalta que o Senai é um parceiro essencial na estratégia dos negócios da segunda maior produtora de etanol do País, presente em Mineiros, no Sudoeste, com duas usinas e mais de 2 mil colaboradores, cujo atendimento é feito pela Unidade Integrada Sesi Senai Mineiros. “Não conseguimos imaginar o desenvolvimento de pessoas na região sem essa parceria com o Senai que, muitas vezes, nos traz soluções para demandas nas quais ainda nem estávamos pensando”, revela.