Últimas semanas para inscrição de filmes na 21ª Goiânia Mostra Curtas
As inscrições para a 21ª Goiânia Mostra Curtas seguem abertas até o próximo dia 6 de abril, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. O festival, que tem mais de duas décadas de história no cenário cultural goiano e brasileiro, acontecerá entre os dias 5 e 10 de julho de 2022, no formato online.
Podem se inscrever obras audiovisuais de todos os gêneros com duração máxima de 25 minutos, finalizadas a partir de janeiro de 2021 e que tenham cópia de exibição em formato solicitado pela plataforma digital, de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do festival. Excepcionalmente, para os filmes produzidos em Goiás, poderão se inscrever curtas-metragens realizados a partir de 2020, devido à escassez de políticas públicas destinadas à produção audiovisual no estado durante o período pandêmico.
Os filmes inscritos serão analisados pelos curadores das mostras: o diretor e pesquisador Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), o programador e crítico de cinema Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), o diretor e realizador Cesar Cabral (Curta Mostra Animação) e a escritora e documentarista Gabriela Romeu (20ª Mostrinha). Já a curadoria dos filmes convidados para a Curta Mostra Especial será feita pelas curadoras e programadoras Talita Arruda e Melina Bomfim.
A lista de filmes selecionados está prevista para ser divulgada no site da 21ª GMC no dia 26 de abril, podendo haver prorrogação a critério da organização.
PREMIAÇÃO
A participação na 21ª Goiânia Mostra Curtas é gratuita e as produções selecionadas para as mostras competitivas desta edição (Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação) concorrem a prêmios nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri.
O júri oficial que elegerá os filmes é formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores de cinema. Os filmes vencedores serão contemplados com prêmios oferecidos pelas empresas parceiras do festival, como locação de equipamentos e estúdios, consultorias, bolsas de cursos online, serviços de pós-produção e finalização, além de prêmios de aquisição. Para conferir a lista de prêmios, basta acessar o site do festival.
Até o momento, os parceiros da premiação este ano são: SescTV, Effects, Link Digital, Cia Rio, DOT Cine, Mistika, C/as4tro, Ultrassom, Estúdio JLS, Academia Internacional de Cinema – AIC e Centro Técnico Audiovisual – CTAv.
A 21ª Goiânia Mostra Curtas continua em busca de novas parcerias, junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir sua realização da melhor forma possível.
De acordo com a diretora-geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, apesar das dificuldades impostas pela pandemia e pela escassez de políticas públicas destinadas à cultura, o festival resiste e continua sendo realizado com sua proposta de democratização do acesso ao audiovisual, de qualificação profissional, de estímulo à produção, e formação de plateias para o cinema nacional. “Tudo isso, graças ao apoio de parceiros que acreditam na importância da cultura e do audiovisual para o desenvolvimento do país”, ressalta.
MAIS DE DUAS DÉCADAS DE HISTÓRIA
Ao longo de mais de 20 anos, a Goiânia Mostra Curtas acompanhou a evolução do audiovisual, seja ela tecnológica, de linguagem ou formato. E nesse sentido, alcançou seu destaque no Brasil, sendo sempre lembrada e reconhecida pelos grandes profissionais do mercado, que estão presentes em cada ano, seja nas curadorias, nos júris, nas consultorias, palestras, oficinas ou várias outras atividades formativas.
Com produções de todas as regiões do país, o festival busca sempre a valorização da representatividade e da regionalidade como linguagem, colocando em evidência a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. Tudo isso consolidado em quatro pilares: a democratização do acesso ao audiovisual; a qualificação profissional; o estímulo à produção; e a formação de plateias para o cinema nacional.
PROGRAMAÇÃO
Este ano a GMC terá três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. Além dessas, terá outras duas sem caráter competitivo: a 20ª Mostrinha, com curtas voltados ao público infanto-juvenil; e a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.
Totalmente gratuita, a 21ª Goiânia Mostra Curtas inclui a exibição de filmes, divididos entre as tradicionais mostras competitivas e não-competitivas. Além dos curtas-metragens exibidos ao longo dos seis dias de evento, a programação do festival envolve também diversas atividades formativas – Laboratório de Roteiros Audiovisuais, oficinas, palestras, debates – homenagem e outras atrações.
Em breve serão divulgadas as atividades formativas da 21ª edição. Essas e todas as outras novidades da programação serão disponibilizadas no site goianiamostracurtas.com.br e através das redes sociais do festival.
A GMC
A Goiânia Mostra Curtas é um festival, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 21ª edição, em 2022, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e Ministério do Turismo | Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, com apoio do Sebrae Goiás, InnSaei.tv e Projeto Paradiso. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – concurso nº 19/2021 – SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal.
21ª Goiânia Mostra Curtas – Inscrições gratuitas de filmes
Prazo: Até 6 de abril (quarta-feira)
Onde: online, pelo sitewww.goianiamostracurtas.com.br