• Pessoas em situação de rua em Goiânia começam a receber marmitas

    Publicado em 23.03.2020 às 19:40

    A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado começaram, nesta segunda-feira, dia 23, a fornecer marmitas para pessoas em situação de rua de Goiânia. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encarregada da distribuição.

    Serão fornecidas 200 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, durante o tempo em que o comércio ficar fechado por conta da pandemia do coronavírus. A comida é produzida no Restaurante do Bem de Campinas.

    Para impedir aglomerações e evitar a proliferação do novo coronavírus, uma equipe da Semas, preparada para seguir padrões de esterilização, fará a retirada das marmitas que serão entregues no Mercado Aberto da Avenida Paranaíba, no Centro, e no Cepal do Setor Sul, a partir do meio-dia, acompanhadas de talheres descartáveis.

    A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, ressalta que os impactos de uma pandemia são ainda mais duros para aqueles em situação de vulnerabilidade social. “As pessoas em situação de rua precisam da nossa atenção de forma especial, pois enfrentam obstáculos muito maiores para cumprir com as medidas de prevenção básica e ter acesso a uma alimentação digna”, diz.

    A diretora-geral da Organização, Adryanna Melo caiado, lembra que as unidades do Restaurante do Bem servem uma alimentação saudável e nutritiva, rica em vitaminas, minerais e outras substância que auxiliam na boa manutenção do sistema imunológico. “A saúde agora é a prioridade e a segurança alimentar dessas pessoas é fundamental”, acrescenta Adryanna Melo Caiado.

    A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Margareth Maia Sarmento, elogia a iniciativa da OVG e do Governo do Estado. “Nesse momento, a união de forças é de extrema importância. Como o coronavírus, a fome também assombra. Estamos gratos por fazer parte dessa ação”, afirma. Ela lembra que, com o isolamento social, muitas ONGs que faziam a distribuição de comida para a população em situação de rua suspenderam a atividade.