Proposta de Lissauer prevê isenção de ICMS de materiais básicos da construção civil
Tramita na Assembleia Legislativa (Alego), projeto de lei de autoria do deputado Lissauer Vieira (PSD) que tem por objetivo instituir a isenção do ICMS em alguns materiais básicos de construção, para garantir a continuidade da construção de casas populares.
O intuito desse projeto é diminuir a sobrecarga do aumento de preço do CUB/m2 (Custo Unitário Básico da Construção Civil), principal indicador da variação de custos das construtoras. De acordo com publicação mensal feita pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon/GO), o aumento do custo médio deste índice foi de 80% desde o ano de 2018.
“Com a redução dos preços desses produtos básicos, considerados essenciais para qualquer obra de construção civil, iremos incentivar o início de novas obras e permitir o acesso das famílias com menor renda na tão sonhada casa própria ou na reforma de suas residências”, enfatiza Vieira na sua justificativa da matéria.
A proposta que pretende garantir ao consumidor de baixa renda a redução de preços em produtos básicos, tais como areia, brita, tijolo comum e telha de barro, já passou pela fase de primeira votação em Plenário.