Bolsonaro participa da cerimônia de posse e despedida de nove ministros 

Publicado em 1.04.2022 às 07:37

O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de despedida dos ministros que deixaram o Governo Federal para disputar as eleições deste ano e deu posse aos substitutos. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (31/03), no Palácio do Planalto. Ao todo, nove ministros deixaram o cargo.

Flávia Arruda deixou a Secretaria de Governo e foi substituída por Célio Faria Júnior. No Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, saiu Damares Alves e entrou Cristiane Rodrigues Britto. Rogério Marinho deixou o Ministério do Desenvolvimento Regional e, em seu lugar, assumiu Daniel de Oliveira Duarte Ferreira. O Ministério do Turismo será comandado por Carlos Alberto Gomes de Brito, que substitui Gilson Machado. No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes foi substituído por Paulo César de Carvalho Alvim. O Ministério da Cidadania fica a cargo de Ronaldo Vieira Bento, que assumiu o cargo no lugar de João Roma. No Ministério do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni deu lugar a José Carlos Oliveira. Tereza Cristina deixou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e quem assumiu o cargo foi Marcos Montes Cordeiro. Por fim, no Ministério da Infraestrutura, saiu Tarcísio Gomes de Freitas e entrou em seu lugar Marcelo Sampaio.

Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro agradeceu aos ministros que deixaram suas pastas. Aos ministros que foram nomeados hoje, o Presidente Jair Bolsonaro ressaltou os desafios e responsabilidades de seus novos cargos.

Os decretos com a exoneração e a nomeação dos ministros foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Os Ministros de Estado precisam deixar os cargos até seis meses antes do primeiro turno das eleições para que possam se tornar elegíveis perante a Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 2 de outubro.