Sistema Fieg marca presença na Tecnoshow Comigo
A retomada do otimismo na economia brasileira, apesar do conflito russo-ucraniano, é percebível com o advento das exposições agropecuárias em Rio Verde, Sudoeste de Goiás; Ribeirão Preto, São Paulo; e de Goiânia, entre outras previstas para os próximos meses no País. Há três anos essas feiras estavam interrompidas por causa da pandemia do coronavírus.
A 19ª Tecnoshow Comigo 2022 será realizada de 4 a 8 de abril, no Centro Tecnológico Comigo, na GO-174, km 252, em Rio Verde, um dos polos agrícolas do Brasil. A feira deverá receber 118 mil pessoas e tem previsão em negócios de um montante de R$ 3,4 bilhões.
O Centro Tecnológico Comigo passou por uma série de melhorias em 2020 e teve grande parte da estrutura repaginada para a Tecnoshow Comigo 2022. Em janeiro, foram iniciadas a pintura e reforma na estrutura para a realização da mostra. Além disso, com o início das chuvas em fevereiro foram necessárias manutenções nas gramas e canteiros de flores.
De acordo com o coordenador do CTC, Edimilson Carvalho Alves, no total, 120 pessoas participaram dos preparativos iniciais para o evento. “Com a alta demanda, precisamos tanto de funcionários da Cooperativa quanto de prestadores de serviços para trabalharem nas execuções iniciais”, conta.
A área da feira recebeu modificações em relação a edição de 2019. O espaço total, que tinha 60 hectares, foi expandido para 65 hectares. Com isso, aumentaram as ruas pavimentadas em mais de 8 mil m². A área gramada também cresceu para 20 mil m² e a praça de alimentação foi totalmente reformulada e agora conta com três restaurantes e quatro food trucks.
A área do antigo pavilhão de bovinos 3 foi redistribuída para aumentar o número de estandes. Além disso, o estacionamento foi ampliado em 50 mil m² e agora pode receber até 8.600 veículos, incluindo carros e ônibus.
Edimilson destacou que a mostra possui uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas, como aconteceu nos anos anteriores. “Tivemos 118 mil pessoas na última edição em 2019, então a gente espera que esse número seja tão bom quanto”, conclui o coordenador.
Há 19 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada Tecnoshow Comigo, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 65 hectares com completa infraestrutura.
Sistema Fieg presente – Com quatro unidades integradas Sesi e Senai e uma do IEL instaladas no Sudoeste, região estratégica pela força da agroindústria, de referência nacional, e pela indústria de transformação de alimentos preponderante, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás marca presença nessa que é uma das principais mostras do setor no País. Além de um estande conjunto que reúne as instituições Fieg, Sesi, Senai e IEL, o Sistema Indústria participa com palestras e minicursos promovidos pelo Senai e parceiros tecnológicos, segundo explica o diretor das Unidades Integradas Sesi e Senai Rio Verde e Quirinópolis, Hélio Santana. Sesi e Senai, com unidades integradas também em Mineiros e Jataí, mantêm parcerias exitosas com gigantes da agroindústria na região, entre grupos alimentícios e sucroalcooleiros, como Caramuru, Cargill, LBC, BRF e usinas Floresta, Vale do Verdão, Cambuí, Panorama, Boa Vista, SJC, Atvos, Marfrig e BRF.
“A Tecnoshow Comigo é uma feira com significado especial para o Sistema Fieg por mostrar a pujança de nossa agroindústria e já estávamos com saudade por sua interrupção em razão da pandemia da Covid-19. Sua realização este ano é um alento não só para a economia goiana, mas para todo o Brasil, por refletir evidência clara de retomada dos negócios”, afirma o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel.