Senai Goiás recebe do Exército prêmio de melhor gestor do projeto Soldado Cidadão
Referência no Sistema Indústria no País por eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão, com o segundo lugar no ranking, o Senai Goiás acaba de conquistar mais uma distinção nacional: o Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão, em sua 11ª edição, uma honraria concedida pelo Exército Brasileiro em reconhecimento aos bons resultados alcançados no âmbito da iniciativa, em 2021. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, por meio do Comando de Operações Especiais do Exército, em parceria com o Senai, o projeto visa promover a qualificação de jovens militares para ampliar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho após seu retorno à vida civil.
Em 2021, o Soldado Cidadão qualificou mais de 9 mil jovens e Goiás foi responsável por 10% desse contingente, conseguindo se destacar como melhor gestor nacional do projeto, segundo o Coronel Monteiro de Castro, responsável pela coordenação da iniciativa realizada em todo o País pelo Exército Brasileiro. “Anualmente, avaliamos o trabalho desenvolvido com as instituições parceiras nos 27 Estados e no Distrito Federal. Só temos a agradecer ao Senai por complementar a formação do militar, em cursos com alto nível técnico e de qualidade, para que ele possa ter maiores chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, disse.
O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, recebeu a homenagem em solenidade realizada quinta-feira (31/03), na Casa da Indústria. “É uma grande honra receber esse diploma como reconhecimento ao trabalho do Senai na formação dos jovens que prestam o serviço militar. Nosso objetivo é qualificar profissionais para que a indústria goiana tenha condições de se tornar cada vez mais produtiva e competitiva. E essa parceria com o Exército contribui para ampliar a atuação do Senai e atender às demandas do setor produtivo”, destacou Paulo Vargas.
Para o coordenador estadual do projeto Soldado Cidadão pelo Comando de Operações Especiais, Tenente Jamil, a parceria com o Senai Goiás tem sido fundamental para o sucesso do programa. “Nos dois últimos anos enfrentamos muitas dificuldades em função da pandemia, mas conseguimos superar os desafios e, ano passado, tivemos o melhor desempenho com mais de 800 jovens militares qualificados.”
Empregabilidade
O Senai Goiás é parceiro do Exército no projeto Soldado Cidadão desde 2012. De lá para cá, mais de 5 mil jovens militares foram qualificados em cursos profissionalizantes desenvolvidos pela rede de unidades operacionais da instituição no Estado. A programação abrange diversas áreas, como alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, logística, madeira e mobiliário, mecânica, refrigeração e climatização, e tecnologia da informação. “Também são realizados cursos via Educação a Distância, atividades dentro das indústrias, além de palestras sobre empreendedorismo e comportamental para o mercado de trabalho. Somente entre 2019 e 2021, cerca de 1.500 jovens foram certificados pelo Senai e, em pesquisa realizada pelo Exército, o projeto atinge mais de 90% de empregabilidade”, explicou o coordenador de Projetos Especial do Senai, Aislan Queiroz.
A solenidade de entrega do prêmio foi prestigiada pelo chefe de Relações Institucionais do Comando de Operações Especiais, Coronel Liberali, pelo superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Igor Montenegro, pelo diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir José Bonatto, pelos diretores das unidades Senai Vila Canaã, Ítalo Bologna e Jardim Colorado, respectivamente, Claiton Vieira, Dario Queija e Marcelo Melo, além de gerentes e assessores das áreas meio do Sesi e Senai.