• Diretoria do Foro de Goiânia realiza palestra para conscientização sobre Síndrome de Down 

    Publicado em 4.04.2022 às 20:18

    A Diretoria do Foro de Goiânia aproveitou o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, para promover uma tarde de palestras de conscientização sobre o tema para servidoras, servidores e colaboradores da comarca. O evento foi realizado na última sexta-feira (4), no Fórum Cível Heitor Moares Fleury, e contou com palestras das psicólogas Letícia Alvarenga e Sousa, Adrielly Alves de Carvalho, Patrícia José de Oliveira, Isabela Medeiros Soares e Luciana Gualberto da Silva Amaral. A Diretoria do Foro contou com a parceria das associações “Vem com a gente!”, SOLUS Instituto e Asdow-GO.

    Desde o dia 21 de fevereiro, seis voluntários com Síndrome de Down trabalham na comarca de Goiânia por meio do programa Com Viver, que promove a inclusão de pessoas com deficiência no meio social e profissional. Eles estão lotados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na Coordenadoria Administrativa e na copa do Foro da capital.

    O intuito da palestra, segundo a psicóloga Letícia Alvarenga e Sousa, “foi realizar um momento de conscientização com o público da comarca, especialmente os profissionais que têm um contato direto com os estagiários do programa”. A psicóloga apresentou dados sobre a Síndrome de Down, como lidar com as pessoas com Down, o uso correto da nomenclatura, a importância da inclusão e o papel de cada um na sociedade.

    Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a história e as experiências da Maria Cristina, uma mulher com Síndrome de Down que está inserida no mercado de trabalho. Em sua fala, ela contou sobre suas conquistas e os desafios e preconceitos que ainda precisa enfrentar.

    Para o diretor do Foro de Goiânia, Héber Carlos de Oliveira, “a experiência da inclusão na comarca tem sido muito enriquecedora para todos, pois é uma oportunidade para esses jovens conhecerem sobre o mercado de trabalho e, sem dúvida, um aprendizado sobre humanidade e inclusão para magistrados, servidores e colaboradores”. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Diretoria do Foro – Centro de Comunicação Social do TJGO).