• Prefeito decreta facultativo o uso de máscaras em locais abertos e também fechados de Trindade

    Publicado em 8.04.2022 às 21:08

    O prefeito Marden Júnior assinou nesta sexta-feira (08/04) o decreto Municipal 551/22 que torna facultativo o uso de máscara facial em locais abertos e também fechados de Trindade. A medida foi possível porque os indicadores epidemiológicos da epidemia de covid-19 estão em baixa e a vacinação em alta.

    Seguindo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde número 4/2022, o decreto municipal recomenda o uso de máscaras em Trindade para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas que ainda não tomaram as vacinas contra a covid-19 ou estão com o esquema de doses incompleto, além dos que estiverem com sintomas gripais e as gestantes. 

    Na mesma linha, a máscara é recomendada para os frequentadores de locais com maior risco de transmissão, tais como aglomerações e unidades de saúde. O decreto já foi publicado no site oficial da Prefeitura. Ele pode revisto conforme o acompanhamento epidemiológico da pandemia.

    Marden Júnior fez questão de assinar e divulgar o decreto ao lado do secretário municipal de Saúde de Trindade, Rogério Taveira, do presidente do Gabinete de Operações e Emergência e Saúde (GOE), Cristiano Galindo, do diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório e da primeira-dama, dona Dorinha, mãe do prefeito.

    “É um dia muito feliz porque após dois anos enfrentando a pandemia, o uso de máscara se tornou facultativo em nossa cidade”, declarou ele.

    Rogério Taveira focou nos casos em que ainda é necessária precaução. “Os imunossuprimidos devem permanecer usando máscaras”, orientou.

    Cristiano Galindo fez apelo para que se vacinem todos que ainda não tomaram as doses dos imunizantes para evitar infecções pelo Coronavírus.  Ou seja, ainda correm risco de contrair e disseminar o Coronavírus. 

    Leonardo Izidório destacou que os indicadores epidemiológicos permitem que o uso de máscaras seja opcional e que a avaliação da curva da pandemia continuará sendo feita para direcionar qualquer outra medida. 

    A prrimeira-dama agradeceu a Deus pela volta da tranquilidade. À equipe envolvida, dirigiu palavras de carinho e satisfação pela entrega e determinação nestes dois anos.