• Rogério Cruz lança, nesta terça-feira (12/04), às 8h, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para gestão municipal

    Publicado em 12.04.2022 às 06:00

    O prefeito Rogério Cruz, acompanhado pelo secretário de Administração, Eduardo Merlin, lança, nesta terça-feira (12/04), às 08h, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para modernizar os processos da administração municipal. 

    Com implantação do projeto, todos processos da prefeitura serão digitalizados. “Entramos de vez na era da modernidade, da eficiência com economia de gastos e ainda mais transparência da gestão pública”, afirma Rogério Cruz. 

    A plataforma começou a ser implementada em novembro de 2021, com o objetivo de otimizar tramitações de processos, dar maior eficiência à gestão, e eliminar a utilização de papel. Desde então, foram criados ambientes de treinamento dentro do site da prefeitura, e servidores passaram por cursos de formação para aprender a utilizar a nova ferramenta, que começará a ser operada na Semad. 

    O secretário de Administração, Eduardo Merlin, diz que, inicialmente, os órgãos municipais já sentirão os impactos da utilização do SEI, e que a mudança se dará de forma gradativa em todas as pastas. “A redução de custos operacionais, a digitalização e facilidades para armazenar documentos, e a comunicação em tempo real serão sentidas de imediato. Teremos mais facilidades e, ao mesmo tempo, simplificaremos o atendimento Dessa forma, daremos respostas mais rápidas ao cidadão”, avalia. 

    Inovação
    O SEI já é utilizado na esfera pública federal, e foi oficialmente inaugurado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 2009. A cessão do direito de uso é regulada por Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal, que permite a transferência de tecnologia para uso no âmbito municipal, de forma gratuita. A partir daí, o sistema será adequado à formatação da estrutura administrativa da capital.

    O sistema objetiva segurança, transparência, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental. Entre as principais características, estão a substituição do papel como suporte analógico para documentos institucionais, simplificação do atendimento ao usuário e celeridade na tramitação de processos.