Alunos do Sesi Goiás representam Brasil no mundial de robótica em Houston

Publicado em 14.04.2022 às 19:09

Oito estudantes do Sesi Vila Canaã, de Goiânia, embarcam domingo (17) para Houston, nos Estados Unidos, onde vão competir em um dos maiores torneios juvenis de tecnologia e inovação do mundo. É a FIRST Championship, que ocorre entre 20 e 23 de abril, reunindo aproximadamente 160 times de 75 países. Integrantes da Geartech Canaã, eles irão disputar na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), competição para alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, cujo desafio inclui projetar, programar e construir robôs de até 19 kg, com diferentes materiais, para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira teleoperada e autônoma, por meio de programação.

Única equipe brasileira na modalidade, a Geartech Canaã representa o Brasil no mundial de Houston pela segunda vez, sendo que agora eles carregam o tricampeonato brasileiro e uma série de prêmios. “Nos preparamos bastante para o torneio do ano passado, foram seis meses de dedicação, parando um dia antes do Natal e voltando logo depois do Ano Novo. Conquistamos o nacional e o mundial off season. Foi um ano de ouro pra gente e esperamos repetir”, adianta Gabriel Craveiro, um dos integrantes do time. 

A EQUIPE 

Criada em 2018, a equipe da Escola Sesi Canaã, em Goiânia, já tem um currículo de peso: os alunos são tricampeões brasileiros (vencedores do Festival Sesi de Robótica nas temporadas 2018-2019, 2019-2020 e 2020-2021) e premiados no mundial de Houston de 2019 e no Asia Pacific Open Championships 2021, que ocorreu on-line. São patrocinadores da Geartech o Sesi e o Senai, Fanta, John Deere, Stemos e Rev Robotics. 
Comandado pelos técnicos José Júnior e Lais Sabino, o time tem, ao todo 12 integrantes, dos quais 8 vão para Houston. São eles: Erica Siqueira de Oliveira, de 15 anos; Gabriel Craveiro de Oliveira Garcia, 16; Miguel de Souza Ramos, 17; Luiz Guilherme Ferreira Soares, 18; Marcos Denner Araújo Lima, 17; Matheus Aires Amorim, 17; João Vitor dos Santos Soudré, 17; Letícia Sued Souza, 17; Gustavo Nogueira Rodrigues, 16; Heloisa Souza Silva, 16; Maria Laura Silva Caldeira, 14; João Henrique Cardoso de Sousa, 15. Os oito primeiros irão competir pela equipe em Houston. 

Prêmios internacionais na bagagem 
– FIRST Championship: no mundial 2019 em Houston, que contou com 59 equipes de diferentes países, a equipe levou o Motivate Award (Prêmio de Motivação). 

– Asia Pacific Open Championships 2021: Inspire Award (Prêmio Inspiração), finalista da Aliança de Robôs, 1º lugar em Melhor Robô e 3º lugar Think Award (Pensamento Criativo). A competição contou com 24 equipes de 11 países, incluindo Rússia, China, Alemanha e Canadá.