Senai inaugura vitrine didática e abre portas para implantação de novos cursos
Referência na formação de profissionais para a indústria da moda, a Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, realizou segunda-feira (11/04) a entrega de uma vitrine didática instalada no novo Bloco do Vestuário, ambiente que foi totalmente reformado e inaugurado em dezembro. Versátil, dinâmico e inspirador para implantação de cursos diversos do mundo fashion, o espaço foi projetado por Sylvia Demetresco, pós-doutorada em semiótica pelo Instituto Universitário da França, em Paris, e com relevante atuação nacional e internacional na área de vitrinismo, em parceria com Leandro Pires, especialista e consultor em moda e negócios criativos.
Estruturada em vidro e alumínio, a vitrine foi ambientada usando croquis de moda da década de 90, assinados por alunos que passaram pelo Senai Ítalo Bologna, além de desenhos atuais elaborados pela consultora de moda da unidade, Marlúcia Santos. A composição conta também com peças criadas pelo designer goiano Theo Alexandre, ex-aluno do curso técnico em vestuário e fundador da marca Thear Vestuário. “Estou emocionado pela oportunidade de contribuir e fazer parte desse projeto maravilhoso. O Senai foi um marco na minha carreira, foi aqui que comecei a estudar moda há 22 anos, sou muito grato à instituição por tudo que conquistei”, comemorou Theo Alexandre.
Diretora de visual merchandising da multinacional Rolex, em São Paulo, por 30 anos, Sylvia Demetresco produziu cerca de 1.500 vitrines durante sua trajetória profissional e é autora de vários livros sobre o assunto. Ela explicou que uma vitrine precisa ter significado para ser atrativa para o consumidor, ser memorável e ter uma identificação com a marca e seu público. “Por isso, fizemos a construção cenográfica dessa vitrine usando croquis, manequins, linhas e tecidos relacionados à história do Senai com o universo da moda ao longo dos anos”, disse.
“Também é importante usar materiais que sejam duráveis e atemporais, como o alumínio, que facilitam a adaptação e montagem da vitrine, além de criar o projeto pensando na harmonização de todos os elementos”, complementou Leandro Pires.
Presente ao lançamento da vitrine didática, o presidente da Câmara Setorial da Moda (Casmoda) da Fieg e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda, destacou que a iniciativa abre oportunidades para implantação de cursos em vitrinismo. “A formação de profissionais nessa área é uma demanda constante das indústrias do setor para ajudar a impulsionar a comercialização e os negócios. É uma excelente possibilidade de ampliação do portfólio de serviços e produtos oferecidos pelo Senai para o segmento de moda”.
Inova moda
Um dos três pilares estratégicos eleitos pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para acelerar o crescimento da economia goiana, ao lado da industrialização de grãos e da verticalização da mineração, a indústria da moda tem recebido apoio do Senai, com diversas ações de formação profissional e consultorias técnicas. Além disso, são feitos investimentos contínuos em atualização tecnológica e modernização dos ambientes de ensino da instituição para atender aos novos desafios do setor, a exemplo do reestruturação do Bloco do Vestuário, com a renovação de todos os equipamentos de costura, a implantação de um laboratório de informática exclusivo, além de outros investimentos maiores, como o Senai Lab Fashion, em fase de implantação.
No momento, a instituição se prepara para lançar o projeto Inova Moda Digital – iniciativa desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Cetiqt) e o Sebrae, que vai beneficiar mais de 100 micros e pequenas empresas do segmento de moda, com a oferta de consultorias gratuitas em Lean Design e Lean Manufacturing, metodologias que evitam desperdícios e reduzem custos de produção.
“O objetivo é tornar a indústria goiana mais produtiva e competitiva, com foco na qualidade do produto. E a entrega da vitrine didática é mais um passo em direção à modernização de nossas estruturas para atender cada vez mais e melhor o segmento fashion”, ressaltou o diretor do Senai Ítalo Bologna, Dario Queija de Siqueira.