Prefeitura busca apoio de contadores para fortalecer doação aos fundos municipais de assistência à criança e ao idoso
A Prefeitura de Trindade ganhou o apoio dos contadores que atuam na cidade para orientar seus clientes a fazerem doações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) na hora de declarar o Imposto de Renda de 2022, ganhando com isso.
A Receita Federal estendeu até 31 de maio o prazo para declarar este ano. Uma estimativa do setor contábil é de que o município tem potencial para arrecadar meio milhão de reais para estes dois fundos através de doações declaradas no IR-2022. E essas doações não exigem qualquer pagamento dos contribuintes, representando apenas a destinação de parte dos valores declarados.
Pessoas físicas podem destinar até 3% e pessoas jurídicas até 1% dos valores que serão declarados, para cada um dos fundos. Estes montantes serão abatidos dos contribuintes que tiverem imposto a pagar, ou acrescidos nas restituições de quem tiver valores a receber.
Nesta terça-feira (19/04) o prefeito Marden Júnior e a Secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, tomaram café com vários contadores, convidados em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade de Trindade (CRC) no gabinete do prefeito.
“É um trabalho a quatro mãos, unindo esforços do setor público e do setor privado, por isso esse encontro com os contadores, para tratar de projetos sociais”, afirmou Marden Júnior. Ele citou o exemplo do projeto municipal de construir a Casa de Acolhimento do Idoso, um espaço semelhante aos Cmeis, voltado para que idosos de Trindade possam passar o dia em atividades de convivência, orientação e lazer coletivo, retornando para casa depois.
O prefeito espera apoio dos contadores para que as doações ao FMDPI viabilizem a construção desta unidade de acolhimento. “Agora a classe da Contabilidade está com esse projeto nas mãos também, e pode nos ajudar a fomentá-lo”, declarou.
A secretária Gabriela, reforçou que a parceria “vai contribuir muito com projetos focados em retirar das ruas crianças e adolescentes e proporcionar um acolhimento ao idoso”.
Responsável pela integração no CRC, o contador e delegado do conselho, José Maria Oliveira, disse que a hora é de conclamar a categoria para atuar no convencimento dos contribuintes “sobre o papel deles para fortalecer os fundos de assistência, fazendo a destinação direto ao Imposto de Renda”.
Também a presidente do FMDCA, Léria Vinhal, enfatizou que a aproximação entre prefeitura e contadores é fundamental. “Os contadores têm contato com os contribuintes e esse apoio (aos fundos municipais de assistência) vai fortalecer o trabalho de retirar os jovens das ruas, do tráfico. Trindade precisa agir rápido para esta causa de doar para crianças, adolescentes e idosos”, frisou.