AlfaMais Goiás: professores da rede municipal de ensino de Trindade recebem primeira formação do programa 
De acordo com o secretário municipal de Educação de Trindade, Sérgio Sanches, o principal objetivo do curso iniciado na terça-feira (19/04), sobre o Programa AlfaMais Goiás, é promover a formação continuada dos profissionais que estão na alfabetização para que as crianças de Trindade possam ter um aprendizado concreto. O curso vai atingir 260 professores em duas semanas.
O programa AlfaMais Goiás tem como objetivo reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre alunos das redes públicas de ensino.
“A alfabetização é um dos ciclos mais importantes dentro do contexto de aprendizagem das nossas crianças, por isso a gente precisa de investimento, de formação, e é isso que fazemos aqui em Trindade”, pontuou Sanches.
Este foi o primeiro modulo para os mestres do 1º ano do ensino fundamental, com o tema: O currículo no processo de alfabetização, estruturas, diagnóstico e avaliação.
As formações vão acontecer durante duas semanas para profissionais que atuam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e nos agrupamentos IV e V da Educação infantil.
Ao final, em torno de 260 professores terão recebido a formação para garantir a alfabetização completa e na idade correta aos alunos do município, entre 06 e 07 anos.
Segundo Cátia Oliveira, formadora em alfabetização e tutora do programa, durante a formação esses professores vão receber matérias complementares para que possam desenvolver e continuar os estudos em outro momento.
Além disso, essa formação terá continuidade, pois o curso acontece em quatro módulos. “Esse é o primeiro de mais três que virão aí ao longo do ano”, disse Cátia.
A professora Ana Maira Figueredo ministra aulas para crianças de 06 a 07 anos das turmas de 1º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Prof. Gleide Mendes de Lima, no Setor Mariápolis.
Apaixonada pelo que faz, a professora disse que durante todos os anos em que trabalha na área é uma série que enxerga o crescimento e desenvolvimento da criança.
“É um encantamento quando você pega uma criança que nunca foi à escola e depois de alguns meses ela já está lendo”, contou Ana Maria.
Para ela a formação veio para reforçar e orientar sobre o que deve ser feito dentro da sala de aula. “Está dando a oportunidade de recebermos um material rico para desenvolvermos dentro de sala de aula com os alunos” afirmou a professora.
Quem também esteve presente no curso de formação de professores para o AlfaMais, foi o assessor técnico, Cristiano Galindo, que na ocasião representou o prefeito Marden Júnior.
Galindo cumprimentou todos os profissionais presentes e destacou quer alfabetização é um dos principais pilares da educação, que cada dia mais tem sido destaque no município.