Prefeitura confirma 8º festival gastronômico de Trindade, dessa vez em maio

Publicado em 26.04.2022 às 22:07

O Festival Gastronômico de Trindade será retomado em 2022 e, desta vez, o evento vai ocorrer em maio, entre os dias 12 e 14, na Praça Constantino Xavier, no Centro. Organizada pela Prefeitura de Trindade, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a 8ª edição acontece após dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Nesta edição, serão 22 expositores e cada um vai apresentar dois pratos. O principal é à base de mandioca, e o secundário, uma especialidade própria de cada expositor. A procura para que pudessem participar foi grande, e existe uma lista de espera.

Na segunda-feira (25/04) teve início o curso de boas práticas para a fabricação dos alimentos que serão servidos durante o festival. Até sexta-feira (29/04), os expositores vão receber todas as informações necessárias para a participação, desde as definições de cada prato que será servido, valores e regras para que possam atender da melhor maneira os visitantes dentro de regras de higiene e segurança.

Ao realizar o 8º Festival Gastronômico de Trindade em maio, ao invés de novembro, como em anos anteriores, a prefeitura ajustou o evento também à questão do clima, evitando o período chuvoso, como explica o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes.

“Estamos preparando um evento de grande estrutura, um pouco diferenciado dos outros anos porque o Festival não vai mais acontecer em novembro, será agora em maio, que não é mais uma época de chuva”, diz Warley. “Então, a gente tem uma liberdade maior para trabalhar. Estamos com expectativa de um grande evento, apresentando a nossa culinária, os nossos produtos para todos que vierem prestigiar”, destacam.

A professora de gastronomia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Amanda Magalhães, já começou a repassar todos os detalhes aos expositores. “O festival é lazer, mas também saúde pública, porque trabalhamos com alimentos. E ainda estamos saindo de um período de pandemia. As máscaras serão recomendadas a todos os expositores desde a hora da produção até o momento de ter contato com os visitantes”, indica a professora. “Mesmo como quadro vacinal avançado, vamos ter todos esses cuidados ao receber as pessoas no Festival Gastronômico”, explica.

Vera Piassi é dona de um restaurante em Trindade e já serve vários pratos com mandioca. Agora quer focar em um, em especial, para “o melhor Festival Gastronômico” dos últimos anos. “É a melhor expectativa possível. Depois de anos sem o evento vamos ter uma divulgação grande, atrações culturais e isso vai ser muito bom para todos os expositores e a cidade”, disse.

Peças de barro

O Festival Gastronômico de Trindade possuiu um charme a mais. Todos os pratos são de barro, vasilhas produzidas na Escola Municipal de Artesanato, que fica no Distrito de Santa Maria. E um detalhe: os vasilhames podem ser levados pelos visitantes.