• Advogados de Mauricio Sampaio abandonam tribunal do júri; nova sessão será em 13 de junho  

    Publicado em 3.05.2022 às 08:20

    Depois de ter negados todos os pedidos de adiamento da sessão do Tribunal do Júri feitos ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa do réu Maurício Borges Sampaio abandonou o plenário no julgamento marcado para esta segunda-feira (2/5). O cartorário seria julgado, em conjunto com Ademá Figueredo Aguiar Filho, Djalma Gomes da Silva, Urbano de Carvalho Malta e Marcus Vinícius Pereira Xavier, pelo assassinato do radialista Valério Luiz de Oliveira. A nova sessão foi agendada para 13 de junho.

    O Ministério Público de Goiás (MPGO) foi representado na sessão pelos promotores de Justiça Renata de Oliveira Marinho e Sousa, Maurício Gonçalves de Camargos e Sebastião Marcos Martins. Os cinco réus foram denunciados pela 24ª Promotoria de Justiça de Goiânia. Representação feita pelos defensores de Maurício Sampaio no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de suspeição dos promotores de Justiça, também foi arquivada hoje (2/5) pela manhã.

    sessão do Tribunal do Júri foi instalada no Plenário do TJGO, em Goiânia. Na abertura, a defesa de Ademá Figueredo Aguiar Filho requereu o desentranhamento (retirada) do termo de audiência de quando foi apreciado o pedido de liberdade provisória, o que foi indeferido pelo juiz Lourival Machado Costa.

    Em seguida, a defesa de Maurício Sampaio requereu a suspensão da sessão de julgamento, sob o argumento de que se encontra em tramitação no TJGO pedido exceção de suspeição do magistrado, o que foi indeferido.

    O abandono do plenário foi considerado injustificado pelo magistrado, tendo em vista que a questão da suspeição já havia sido submetida ao Tribunal de Justiça, o qual não acolheu o pedido de suspensão liminar do julgamento, mantendo a data e o processo na presidência do juiz Lourival Machado Costa.

    Além de designar nova data, o juiz Lourival Machado Costa determinou a intimação da Defensoria Pública para fazer a defesa de Sampaio no plenário e aplicou multa de 100 salários mínimos aos advogados Luiz Carlos da Silva Neto e Bruno Franco Lacerda Martins. (Texto: João Carlos de Faria/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Foto: Acaray Martins/TJGO)