• Marden Junior concede entrevista para falar sobre Romaria de Trindade

    Publicado em 3.05.2022 às 17:50

    O prefeito de Trindade, Marden Júnior, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, e autoridades eclesiásticas locais, como o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre João Paulo Santos, e o pároco da Matriz João Bosco de Deus, vão anunciar em entrevista coletiva à imprensa, qual formato, se presencial, ou não, será realizada a Romaria do Divino Pai Eterno de 2022.
    A decisão será baseada nos dados epidemiológicos apurados pelo Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE), que divulgará nota técnica a respeito do cenário atual da pandemia.
    A Romaria no formato presencial foi interrompida em 2019 por causa da pandemia de Covid-19. Em 2022, caso ocorra neste formato, a cidade poderá receber até 5 milhões de pessoas nos dez dias de duração do evento, segundo estimativas do setor de segurança pública. O calendário da Romaria vai de 24 de junho a 03 de julho de 2022.
    Independente do formato, os detalhes e orientações gerais para o período da Romaria estão sendo definidos na Sala de Gestão Integrada sobre a Romaria de 2022, que foi instalada pela Prefeitura no Centro Administrativo, e que tem feito reuniões periódicas com representantes das diversas instituições envolvidas, como da Prefeitura de Trindade, Governo do Estado, Igreja Católica e sociedade civil. 
    A Romaria do Divino Pai Eterno é uma celebração centenária, uma novena intercalada por diversas outras manifestações religiosas católicas, como, procissões, missas, e/ou confissões, com milhões de fiéis chegando a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi, vindos de diversas cidades do interior de Goiás, de diferentes estados brasileiros e de outros países. 
    Em 2019, data da última edição, mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. O evento é a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste e considerada a segunda maior do Brasil.