• Criada a Fecomex, o braço internacional da Federação 

    Publicado em 5.05.2022 às 20:38

    Nesta quarta-feira (04/05), por meio de reunião virtual, o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, apresentou aos sindicatos a Fecomex, o novo braço de comércio exterior, missões e clube de compras da Federação. O projeto será dirigido por Camila Hermano e Marcelo Gomes.

    A Fecomex surge com o objetivo de atender à demanda dos sindicatos e empresários goianos em relação às negociações e ações voltadas para o exterior do país. Desta forma, o programa é criado para aproximar o comércio das representações estrangeiras e suas autoridades diplomáticas, consulares e comerciais no Brasil, participando dos eventos promovidos, coordenando agendas conjuntas e organizando missões empresariais internacionais com objetivos comerciais, educacionais e culturais.

    Para atender os sindicatos e o empresariado, a Fecomex possui uma sala na Fecomércio. Os interessados devem enviar um e-mail com uma breve descrição dos objetivos que desejam alcançar para [email protected] e agendar uma reunião.

    Segundo Camila Hermano, cada empresa possui necessidades particulares e é importante entender as demandas de cada uma para desenvolver e executar um plano bem estruturado para alcançar os objetivos de internacionalização. Para facilitar o recolhimento dessas informações, foi criado um formulário de pesquisa que pode ser acessado clicando aqui.

    “O sistema comércio possui uma natural necessidade de internacionalização, especialmente com o cenário que se desenha no país de inflação elevada (favorecendo as importações) e câmbio elevado (favorecendo as exportações). Neste sentido, nosso trabalho vem para suprir essa demanda latente do setor, contribuindo com a competitividade das empresas, promovendo Goiás e diversificando os mercados de atuação”, explica Marcelo Gomes sobre como será a atuação da Fecomex.

    Além disso, será criada uma cesta de serviços com o intuito de apoiar o empresariado, além de eventos, cursos e publicações a fim de preparar os empreendedores para o comércio internacional.