Pacheco critica proposta de Bolsonaro de auditoria privada e diz que responsabilidade por eleições é da Justiça Eleitoral 

Publicado em 6.05.2022 às 20:11

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no exercício da Presidência da República nesta sexta-feira (6), criticou em entrevista coletiva a proposta do presidente Jair Bolsonarode contratar uma empresa privada para fazer uma auditoria do processo eleitoral, informa o site G1/Globo. 

Para o senador Rodrigo Pacheco, segundo o site, “a responsabilidade pelas eleições é da Justiça Eleitoral e “não cabe” a outra instituição ou a uma empresa privada atuar sobre o processo eleitoral.”

“A responsabilidade pelo processo eleitoral cabe a uma Justiça especializada no Brasil, liderada pelo TSE, tem uma estruturação Brasil a fora que é a Justiça Eleitoral. A ela cabe a confiança dos brasileiros e da sociedade sobre a higidez do processo eleitoral, do processo de apuração das eleições. Não cabe a nenhuma entidade privada ou outra instituição a participação na contagem ou recontagem de votos porque esse é um papel da Justiça Eleitoral”, afirmou Pacheco, segundo o G1.

Pacheco assumiu a Presidência da República devido a viagens ao exterior de Bolsonaro, do vice Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).