Caminhada e atividades psicoeducativas encerram agenda do Janeiro Branco
Neste mês, quando acontecem as atividades do Janeiro Branco relacionadas à Saúde Mental, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove diversas atividades psicoeducativas de integração e uma caminhada em alusão ao tema. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental, desmistificando e quebrando o preconceito e o medo que muitas pessoas têm de buscar ajuda e tratamento.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bem Me Quer, localizado no setor Araguaia, realiza nesta sexta-feira, 24, às 8 horas, uma Caminhada do Janeiro Branco. Dia 27 será realizada a Gincana do Corpo e Mente e uma atividade com profissionais da Psicologia, dia 28. Para encerrar as atividades, no dia 29 será realizada palestra sobre Educação em Saúde.
“Hábitos saudáveis como a prática de esportes, ter um hobby, ter uma roda de amigos ou mesmo atos simples, como passear com seu cachorro fazem toda a diferença para nos elevar a autoestima tão necessária para as rotinas do dia-a-dia. Porém, quando aparecem sintomas como tristeza profunda, delírios e dificuldades de se relacionar, ou ainda a dependência química, existe uma série de serviços gratuitos oferecidos pelas unidades públicas de saúde que têm ajudado muita gente”, explica a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Sartoni.
Programação:
Sexta-feira (24) – 8h
Caminhada Janeiro Branco
Local: CAPS Bem Me Quer – Avenida B, Quadra E, Lote 9, setor Araguaia
Segunda-feira (27) – 8h
Gincana Corpo e Mente
Local: CAPS AD – Avenida Major Manoel Augusto Silva, Setor Veiga Jardim
Terça-feira (28) – 8h
Atividade com foco na Mente e Saúde com equipe de psicologia
Local: CAPS AD – Avenida Major Manoel Augusto Silva, Setor Veiga Jardim
Quarta-feira (29) – 8h
Auriculoterapia e palestra de Educação em Saúde, com o médico e enfermeiros
Local: CAPS AD – Avenida Major Manoel Augusto Silva, Setor Veiga Jardim
Assistência
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida conta com cerca de 45 psicólogos que atendem em conjunto com equipes multiprofissionais nas diversas unidades da rede. O município também possui um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, responsável pelo acolhimento de casos não contempladas nas outras unidades, como transtorno do humor, ansiosos, psicoses, esquizofrenia, etc.
Além disso, o município possui também o Consultório Na Rua, que atua de forma itinerante em um trabalho de atenção integral à saúde da população em extrema vulnerabilidade. Para Para obter mais informações sobre os serviços é só ligar para 3545-5969 / 9690 / 9106.
Fonte: Frederico Noleto