Marden Júnior mantém quarta reunião com carreiros de cidades que virão para Romaria de Carros de Boi deste ano em Trindade
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhado de secretários e assessores, foi até Mossâmedes nesta terça-feira (10/05) ouvir representantes das cerca de 40 famílias de carreiros que estão se preparando para vir na Romaria do Divino Pai Eterno em junho. Foi o quarto encontro desses que ele realizou.
A intenção é conhecer as demandas e ajudar a estruturar em diferentes municípios a vinda dos carreiros, fiéis muito especiais para a história e a tradição da maior festa religiosa goiana e do Centro-Oeste. Marden Júnior já se reuniu com famílias de carreiros de Petrolina, Trindade, Cromínia e agora Mossâmedes.
O encontro foi na Prefeitura de Mossâmedes, organizado pelo prefeito Cássio Moreira Adorno. Ele próprio é um dos tradicionais carreiros da cidade, acostumados a percorrer cerca de 120 quilômetros pelas estradas vicinais que separam o município de Mossâmedes de Trindade.
Sobre a visita das autoridades trindadenses, ele viu como “um ponto muito positivo o prefeito Marden vir conversar pessoalmente com os carreiros, porque todos se sentem mais valorizados ao poder falar das demandas”.
Agradecendo a acolhida, Marden Júnior destacou que a intenção é ouvir os carreiros para levar Trindade a promover uma festa ainda mais organizada e segura em 2022.
“Nada mais justo do que escutar quem já vem há 20 ou 30 anos para Trindade. E que sejam todos bem vindos porque a cidade estará novamente de braços abertos este ano”, enfatizou o prefeito. Ele chamou a atenção para o quanto as comitivas de várias cidades “estão motivadas e já se organizando para vir até a Capital da Fé”.
Luís Felipe Amorim, secretário de Infraestrutura e de Serviços Públicos de Trindade, acompanhou o prefeito e também ouviu os carreiros de Mossâmedes. O secretário antecipou que o desfile de carros de boi este ano será no mesmo dia do desfile dos cavaleiros, em 30 de junho, com os carreiros iniciando 7h30, e os cavaleiros às 12h. “A concentração dos carreiros será na Avenida 16 de julho. E a concentração dos cavaleiros na Alameda Wilson Torrano”, citou.
Juliano Reis, secretário de Segurança Pública e Patrimonial de Trindade, também tem participado dos encontros com carreiros e autoridades das cidades de onde eles partirão para a Romaria do Divino Pai Eterno. “O prefeito está trazendo o apoio dele e nossa secretaria, que engloba a SMT, está detalhando o trajeto até o Carreiródromo, que terá uma estrutura bem maior, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para dar conforto e segurança à passagem dos carreiros”, sublinhou Juliano Reis.
O assessor do Gabinete, Cristiano Galindo, também acompanhou o prefeito, junto com o chefe de Gabinete, Rodrigo Bueno, e o responsável por obras de manutenção de estradas, Marcondes Fernandes.
Tradição e esforço
A vinda da maioria das comitivas de carros de boi exige viagens longas e dificultosas. De Mossâmedes a Trindade, por exemplo, a estimativa dos carreiros é de sete ou oito dias para a vinda, e o mesmo tempo para o retorno das famílias e dos bois e cavalos que viajam com eles, transportando também “traias” e apetrechos de cozinhar e dormir, atrelados em cangas ou carroças, todos pousando pelo caminho, em fazendas de pessoas solidárias e religiosas do interior goiano.
Entre vinda e retorno, o auge para estes romeiros é assistir às celebrações do Divino Pai Eterno em Trindade, e participar da Romaria deles, reunindo carros de boi de diversas cidades, marcada este ano para o dia 30 de junho.
Aos 85 anos de idade, o fazendeiro de Mossâmedes José Barbosa estava muito emocionado nesta terça com a visita do prefeito de Trindade. Por 28 anos seguidos, ele participou da Romaria do Divino Pai Eterno. “Hoje não vou mais de carro de boi, mas mando minha boiada há mais de 50 anos, e todo ano, sem falta, eu vou assistir à missa em Trindade”, contava, sem conter as lágrimas.
Neto do conhecido carreiro “Tota”, Danilo Amorim já está organizando a família para a romaria desse ano. “Se o Divino Pai Eterno abençoar, estaremos aos pés dele”, programa.
Por 30 anos ele vinha com o avô, que faleceu, mas deixou esse legado. Em 2022 ele virá com quatro filhos, formando um grupo de 7 membros da família em romaria com o carro de boi de Mossâmedes até Trindade. “Nunca tivemos um prefeito de Trindade ouvindo nossas dificuldades, então, se tivermos ajuda dele para o local onde vamos ficar na chegada vai ser muito bom”, afirmou Jéssica Amorim que virá com o esposo, Danilo.
Também o carreiro José Sinhá, ficou surpreso com a visita do prefeito de Trindade. “Sou carreiro há muitos anos, e foi a primeira vez que vi um prefeito de Trindade vir aqui para nos ouvir, saber nossas necessidades”, citou, relatando que o grupo sempre vem à Romaria do Divino Pai Eterno, mas via dificuldades e falta de segurança em alguns momentos, especialmente dentro de Trindade.