Matéria que proíbe porte e posse de armas na Câmara de Goiânia é aprovado em última votação 

Publicado em 12.05.2022 às 14:10

Projeto de Resolução 009/2021 que proíbe o porte e o posse de armas nas dependências da Câmara Municipal de Goiânia foi aprovado em plenário hoje, 12, por maioria. Para o vereador Ronilson Reis (Podemos), autor da proposta, o armamento nunca foi, e nem deve ser, uma política de segurança pública.

Durante a discussão, os parlamentares negaram o pedido de vista do colega Cabo Senna (Patriota) e a emenda do vereador sargento Novandir, que retirava o parágrafo que define as dependências da Casa. Juarez Lopes seposicionou contrário à aprovação da emenda, por não concordar com o retorno do projeto para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Gabriela Rodart, por sua vez, se declarou favorável a emenda. Para ela, a articulação em torno do assunto só busca prejudicar o indivíduo que faz o uso da arma.

De acordo com a proposta aprovada, será aberto processo administrativo disciplinar ou ético-disciplinar àqueles que descumprirem a proibição, além de advertência, suspensão de 30 dias sem remuneração e demissão, no caso de servidor público, e perda de mandato se tratando de parlamentar.