Na 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, Rogério Cruz sorteia 500 famílias inscritas no programa Moradia Goianiense  

Publicado em 13.05.2022 às 19:30

O prefeito Rogério Cruz inicia a 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, com o sorteio de 512 famílias inscritas no programa Moradia Goianiense. A ação será no sábado (14/05), às 14h30, na estrutura montada na Avenida Argentina Monteiro, Conjunto Vera Cruz, para o 5º Mutirão do Governo de Goiás. Pela manhã, prefeito visita o canteiro de obras do empreendimento. 

Lançado em fevereiro, o programa municipal de habitação Moradia Goianiense tem por objetivo viabilizar a construção de 15 mil novas unidades habitacionais na capital, até dezembro de 2024. O primeiro empreendimento será construído no Conjunto Vera Cruz, em parceria com os governos estadual e federal. Do total a ser sorteado nesta etapa, 128 famílias comporão o cadastro principal e outras 388 integrarão o cadastro de reservas.

As famílias serão divididas por grupos, conforme definido por legislação federal. Assim, 3% das unidades são destinadas a portadores de necessidades especiais, 3% para idosos e outros 94% ao cadastro geral.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, explica que há requisitos definidos pelo Governo Federal e Caixa, um dos entes financiadores dos empreendimentos. Também há regras estabelecidas pelo Conselho Municipal de Habitação. Ribeiro esclarece que “o propósito é evitar fraudes e, assim, beneficiar quem realmente precisa”. 

Conforme regras estabelecidas pelo programa, as famílias sorteadas passarão por uma primeira análise para validação das informações prestadas, como comprovação de renda, comprometimento financeiro e quaisquer outras restrições. Após a verificação desses dados, a gestão municipal fará uma análise social da família, que deverá atender requisitos como tempo de moradia na capital há mais de três anos e não ter sido beneficiada por outro programa habitacional em nível municipal, estadual ou federal.

A Prefeitura de Goiânia prevê que as obras do empreendimento no Conjunto Vera Cruz sejam concluídas até maio de 2023, quando as famílias devem receber as chaves. Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço integrada, totalizando 44,12 m², área de convivência e garagem.

Rogério Cruz reforça a meta de moradias edificadas no programa até o fim da gestão e afirma que, por ele, “firmamos o compromisso de fortalecer a política habitacional em Goiânia e realizar o sonho da moradia daqueles que necessitam”. Segundo ele, a construção das unidades no Conjunto Vera Cruz é o primeiro passo. 

3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida
A 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, da Prefeitura de Goiânia, chega à Região Oeste da capital e leva, ao 5º Mutirão Governo de Goiás, 57 serviços à população. Evento será no sábado (14/05), das 08h às 16h, e no domingo (15/05), das 08h às 12h, no Conjunto Vera Cruz. A abertura terá presença do prefeito Rogério Cruz. Durante a ação, haverá entrega de mil cestas básicas a moradores da região e de cartões do Renda Família +Mulher, além dos atendimentos prestados por pastas da administração municipal. 

Linhas do transporte coletivo
Atenção às linhas do transporte coletivo para a estrutura do 5º Mutirão do Governo de Goiás, por integração com o Terminal Vera Cruz: 

– linha 052: Vera Cruz/Campinas/Centro
– linha 324: Terminal Vera Cruz/Monte Pascoal/Eldorado Oeste
– linha 701: Terminal Vera Cruz/Eldorado Oeste/Monte Pascoal

A integração do Terminal Bandeiras para o Terminal Vera Cruz se dá com a linha 932 – Terminal Bandeiras/Terminal Vera Cruz com desembarque na Avenida Dona Gercina Borges Teixeira.