• Guarda Civil Metropolitana de Goiânia lança Operação Pipa Sem Cerol, neste sábado (21/05) 

    Publicado em 21.05.2022 às 08:01

    A Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), lança, neste sábado (21/05), a Operação Pipa sem Cerol, com o intuito de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre o perigo do uso de linhas com material cortante (cerol) durante a  brincadeira. O evento será Paço Municipal, às 12h, com a presença do comandante da GCM, Wellington Paranhos. 

    A campanha visa, ainda, coibir a produção, armazenamento e comercialização do cerol, linha chilena, pó de ferro, viúva negra e outros materiais que podem oferecer risco de incidentes e morte, principalmente, do grupo de risco formado por motociclistas, ciclistas e pedestres. 

    Comandante Wellington Paranhos destaca que, além do trabalho nos bairros, a GCM desenvolve palestras de orientação nas escolas municipais quanto aos riscos desses materiais. Ele lembra que estabelecimentos que estiverem comercializando as linhas com material cortante podem ter o alvará de funcionamento suspenso.

    “Quem for pego usando esses materiais é encaminhado para a delegacia. Caso seja maior de idade, deve responder Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e menores são entregues aos responsáveis”, frisa o comandante.

    A corporação destaca que a participação dos goianienses é importante no combate à comercialização desses materiais. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.