• Prefeitura de Goiânia inova na emissão de Certidão de Conclusão de Obras, que agora é 100% on-line 

    Publicado em 26.05.2022 às 15:01

    A prefeitura de Goiânia aprimorou o processo de emissão das certidões de Conclusão de Obras (CCO), documento que equivale e que substituiu o antigo “Habite-se”. Desde a última sexta-feira (20/05), o contribuinte deve requerer o CCO pela internet. Com a mudança, o processo passou a tramitar de forma 100% virtual, sem necessidade de deslocamento do contribuinte a quaisquer órgãos públicos. 

    Antes, a solicitação era protocolada em lojas do Atende Fácil. Agora, deve ser formalizada no Portal do Cidadão (em www10.goiania.go.gov.br/sicaeportal). O contribuinte realizará cadastro na própria página, clicará na aba “processo eletrônico”, selecionará o serviço “Certidão de Conclusão de Obra” e “Incluir”. A partir daí, basta preencher dados solicitados, incluir anexos necessários e concluir. O sistema vai gerar um número de protocolo pelo qual o contribuinte acompanhará, de forma virtual, a tramitação do seu processo.

    A expectativa da gestão municipal é de que, com o novo procedimento, haja redução no prazo médio para conclusão dos processos de certidão de conclusão de obras.

    “Um dos focos da atual gestão é modernizar e otimizar os serviços prestados à população e estamos trabalhando para colocar isso em prática. A Secretaria de Planejamento trabalha em constante ampliação para adotar os procedimentos de forma eletrônica, tornando mais rápido, eficiente e acessível o atendimento às demandas da nossa população”, afirma Valfran Ribeiro, secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).