Lula muda história e diz que Alckmin foi contra impeachment de Dilma

Publicado em 1.06.2022 às 15:17

Em entrevista à rádio Bandeirantes de Porto Alegre, na última terça-feira (31), o ex-presidente Lula afirmou que o seu companheiro de chapa nas eleições deste ano, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), sempre foi contrário ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff – que os petistas classificam como “golpe”.

“Alckmin não só era contra o impeachment, como pediu parecer de um advogado, que deu parecer contra o impeachment”, disse o petista.

Em dezembro de 2015, no entanto, Alckmin rejeitou a tese de que a eventual deposição da presidente seria um “golpe”. “O impeachment é previsto na Constituição, a Constituição não é golpista”. Já em março de 2016, ele disse concordar “em gênero, número e grau” com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem o impeachment era o “caminho” para garantir o funcionamento do governo.

Um mês depois, o ex-governador deu entrevista ao SBT e defendeu a posição que o seu partido havia adotado, em favor da saída de Dilma do cargo. “O PSDB agiu corretamente, votando favorável ao impeachment. Temos o dever de apoiar um possível governo Temer aí na frente”.