Sebrae na 4ª. edição da Campus Party Goiás 2022

Publicado em 20.06.2022 às 09:19

Evento realizado pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Instituto Campus Party Brasil (ICP), Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Campus Party Goiás 2022 recebeu apoio total do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Cerca de 150 mil pessoas participaram do evento que iniciou na quarta-feira, 15, e terminou neste domingo, 19/6, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia (GO). 
O Sebrae marcou presença no evento com uma programação especial com o propósito de estimular o empreendedorismo digital e fortalecer os ecossistemas de inovação no espaço ‘Palco Fábrica de Empreendedores’. Palestra, workshops, arena de drones, mentorias, hackathon, dentre outras atividades formaram a agenda do evento, totalizando cerca de 400 horas de programação para o público. 
O Desafio Liga Jovem foi outra novidade que o Sebrae trouxe para desta edição da Campus Party. A instituição apoiou também o lançamento do programa ‘Embaixadores da Inovação’. Nos cinco dias do evento, os campuseiros tiveram a chance de conhecer o universo do empreendedorismo inovador. 
O programa ‘Embaixadores da Inovação’ foi lançado pela Sedi e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e tem o apoio do Sebrae. A ação busca contribuir para geração de novos negócios por meio do fortalecimento do ecossistema empreendedor. As inscrições podem ser feitas no site https://www.desenvolvimento.go.gov.br/embaixadores
O Sebrae, por meio do Programa Educação Empreendedora, apoiou a realização do ‘Hackathon Low Code’ que teve a participação de 52 professores e 156 estudantes do ensino fundamental (anos finais), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os participantes vieram de vários municípios do estado. 
O Sebrae apoiou com a concepção da programação e com as capacitações nos temas – criatividade, validação de problema, lean canvas, prototipagem e pitch. Ao todo foram 25 equipes que apresentaram soluções digitais para problemas diversos do dia a dia da sociedade. Especificamente, nesta ação, foi uma parceria entre Sebrae, Seduc, Sedi e Universidade Federal de Goiás (UFG).
De acordo com o Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, “o Sebrae esteve na Campus Party visando despertar o espírito empreendedor nos jovens e em todos os participantes, que puderam estar de forma presencial ou virtual”. “As ideias apresentadas”, continua Marcelo Lessa, “são possíveis negócios que podem ser implementados e o Sebrae esteve ao lado de todos que lançaram seus projetos e pôde orientar como transformá-los em negócios. Esperamos que, dentre os resultados exitosos desta 4ª. edição da Campus Party Goiás, possam surgir grandes empresários”, completou Marcelo Lessa. 
“A participação do Sebrae na CP2022 superou nossas expectativas”, avalia o Gerente do Sebrae Goiás de Soluções e Inovação, Athos Ribeiro. Ele detalha que, “por ser um evento de intercâmbio de conhecimento; estar presente com um palco e estrutura de estande; e exposição de startups na área aberta reafirmam a posição do Sebrae de prover a todos que têm curiosidade ou já empreendem, com acesso a conteúdo de qualidade em temas tão importantes quanto a inovação e a tecnologia”, completa Athos Ribeiro.
O Sebrae recebeu mais de 1.400 pessoas no espaço institucional, apoiou a participação de 40 startups dentro da área ‘Startup 360º.’, ministrou 46 palestras no ‘Palco Fábrica de Empreendedores’, recebeu 120 inscrições para a maratona, além de realizar mentorias individuais e coletivas. 
O evento também foi transmitido pelo YouTube e contou com participantes de vários estados. Sebrae atuou em parceria com a Comunidade Mulheres de Goiás, Open Innovation e Area 64. 
Os vencedores da maratona de negócios disruptivo foram as seguintes startups: (1º. Lugar) Pequi Jobs – Unicórnio, de Letícia Carvalho e Eurico Neto; (2º. Lugar) Tanque Cheio, de André Oliveira; e (3º. Lugar) Launcher, de Lucas Garcia e Arlindo Candini. Os vencedores ganharam mentorias, certificados e passaporte para a próxima edição da CP em 2023.