Governo e Prefeitura de Trindade inauguram Casa da Costura
O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Marden Júnior inauguraram nesta quinta-feira (23/06) a Casa da Costura Municipal, fruto de parceria que oferecerá cursos para o setor de confecções e acesso a uma máquina Audaces, avaliada em R$ 1,4 milhão. O equipamento será usado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da confecção, com polo em Trindade, extensivo a confeccionistas de municípios até 100 quilômetros.
É a terceira de dez máquinas desse modelo de costura automática de tecidos que o governo vai disponibilizar em municípios-polo como Trindade. “Mas esse será um exemplo a ser seguido nas próximas parcerias por se tratar de um excelente modelo de implantação”, afirmou o governador.
Ele se referia à agilidade, interesse e esforço da parte do prefeito Marden Júnior, e da sua equipe na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, em disponibilizar a área e as condições necessárias para que a Casa da Costura se tornasse realidade.
Isso porque o governador ficou entusiasmado assim que viu o espaço tomado também por alunas que estão aprendendo costura em máquinas domésticas no espaço inaugurada nesta quinta. “Olhem isso, que beleza”, afirmou bem alto para todas.
Em resposta, Marden Júnior falou sobre a importância de contar com um governador que “estende as mãos para as necessidades do nosso município”.
Ele frisou que a equipe de Ronaldo Caiado, representada no evento pelo secretário estadual da Retomada, César Moura, foi “eficiente e permitiu uma parceria de grande importância para Trindade, fortalecendo a posição do município na Região Oeste do Estado”.
Na mesma linha, o prefeito agradeceu à deputada Flávia Morais, presente na cerimônia, e que participou ativamente do processo. “Ela ajudou a destravar burocracias para viabilizar vários benefícios”, citou.
Agradeceu também ao secretário de Indústria e Comércio de Trindade, Gustavo Queiróz, que se desdobrou para consolidar o benefício para grandes, médios e pequenos empreendedores do ramo da confecção e da moda de Trindade.
Já o secretário da Retomada, César Moura, falou sobre o êxito de posicionar Trindade na “rota da moda de Goiás”, afirmando que o mercado lojista da Avenida 44, em Goiânia, já está sintonizado com confeccionistas trindadenses capazes de fornecer para a região, uma das mais fortes do Brasil.
O espaço inaugurado nesta quinta-feira beneficia o empresariado que faz parte do Cinturão da Moda, mas também a população em vulnerabilidade que busca qualificação em corte e costura industrial. Oferece também formação em outras áreas.
Para fortalecer pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo do Estado concede bolsas para ajudar financeiramente durante os cursos de profissionalização, e também recursos para a aquisição, por exemplo, de máquinas de costura domésticas. As inscrições são viabilizadas através da Secretaria de Assistência Social de Trindade.
À vontade entre as costureiras que estão aprendendo, o governador também “inaugurou” a Audaces com a ajuda dos técnicos e cortou uma peça de camiseta que, na sequência foi costurada por uma das professoras do curso.
Na inauguração estavam várias autoridades civis e militares estaduais e municipais e também vereadores de Trindade. O vereador Wender Bodin, que é empresário do ramo da confecção foi convidado a falar representando setor e disse que sentiu um misto de “sonho com esperança”.