• Empossados novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis 

    Publicado em 24.06.2022 às 09:30

    No contexto da estratégia de conservação dos bens materiais e pela preservação dos bens imateriais do município, a Prefeitura de Anápolis nomeou, para mandato de dois anos, os 14 novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura de Anápolis. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 22, no miniauditório do Centro Administrativo.

    Segundo a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, hoje as políticas integradas são uma realidade. “Há, por exemplo, patrimônios tombados por seu valor histórico e cultural que a comunidade não conhece”, disse, observando a importância de se considerar o passado para planejar o futuro. O secretário da pasta de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, também compartilha do mesmo pensamento. “Não dá para avançar sem analisar o que fez parte da história. É cumprido um papel de memória e reconhecimento”, conclui.

    O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultura será presidido pelo historiador Daniel Araújo Alves, membro efetivo, indicado pela Secretaria de Integração Social. “O nosso grande símbolo é a estação ferroviária, que está preservada graças ao esforço desse grupo. Um dos objetivos é pensar projetos em conjunto e buscar parcerias para revitalização do centro urbano”, finaliza Daniel.

    Além de deliberar sobre os bens materiais e imateriais do município, o Conselho, que é independente da Prefeitura, também pode solicitar o tombamento ou registro de algum bem, decidir sobre obras realizadas perto de algum bem tombado e tem papel relevante para a preservação da história do município.

    Membros empossados:

    Indicados pela Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura:
    Daniel Araújo Alves – Membro efetivo (presidente)
    Vitor Oliveira Dias – Membro suplente

    Indicados pela Secretaria Municipal de Educação:
    Marcos Bonfim Garcia – Membro efetivo
    Eucárice Aparecida Capó – Membro suplente

    Indicados pela Câmara Municipal de Anápolis:
    Aparecida Ramos Lino – Membro efetivo
    Hélio Afonso Filho – Membro suplente

    Indicados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano:
    Ricardo de Jesus – Membro efetivo
    Alano Flávio – Membro suplente

    Indicados pelo curso de História da Universidade Estadual de Goiás (Campus Anápolis):
    Dra. Júlia Bueno de Morais Silva – Membro efetivo
    Tobias Dias Goulão – Membro suplente

    Indicados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (Campus Anápolis):
    Dr. Wilton de Araújo Medeiros – Membro efetivo
    Lígia da Silva Mesquita – Membro suplente

    Indicados pela União Literária Anapolina:
    José Fábio da Silva – Membro efetivo
    Zilmar Wolney Aires Filho – Membro suplente