22 prefeituras do Centro-Oeste disputam o prêmio Sebrae de incentivo aos pequenos negócios
A participação das micro e pequenas empresas na recuperação econômica dos municípios gerou iniciativas dos prefeitos para promover os pequenos negócios. Um número recorde de projetos voltados ao estímulo das MPEs foi desenvolvido pelos gestores em 2021 e analisado pelo Sebrae. A etapa nacional da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor será nesta terça-feira, 28/6, 19h, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). Foram 1.645 projetos inscritos voltados para desburocratizar processos, ampliar as compras públicas junto aos pequenos fornecedores locais e facilitar o acesso dos pequenos empresários ao uso da tecnologia.
O prêmio Sebrae reconhece o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país. “São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Prefeitos dos quatro estados da região Centro-Oeste inscreveram 118 projetos, com o total de 116 habilitados para a disputa nas oito categorias do Prêmio. Goiás contou com o maior número, com a habilitação de 48 dos 49 projetos inscritos. Nessa etapa final, 22 prefeituras da região disputam o prêmio.
*De GOIÁS*, são seis municípios: Alexânia, com o projeto Desburocratização em Alexânia; Anhanguera, com os dois projetos Álbum de Figurinhas – Nossa História e Nossa Cultura e Projeto Limão Taiti; Bela Vista de Goiás, com Plano de Retomada da Economia Pós Pandemia; Ipameri, com Sala do Empreendedor de Ipameri; Mineiros, com Agricultura Familiar no Município de Mineiros Go; e Pontalina, com o projeto Empreendedorismo Informal: interação família e escola.
Ainda no Centro-Oeste, estão na disputa as prefeituras de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, com dois projetos, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Rio Brilhante. As prefeituras de Mato Grosso: Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, com dois projetos, Paranatinga e Sorriso. Disputam pelo Distrito Federal as regiões administrativas: Brazlândia, Guará, com dois projetos, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Planaltina e Varjão.
O total de inscritos nessa edição foi recorde histórico desde a premiação foi criada, mostrando a força do segmento dos micro e pequenos negócios – responsáveis por 76% dos empregos formais criados no país nos primeiros quatro meses do ano.