Aparecida amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira, 27 

Publicado em 27.06.2022 às 14:01

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) vai ampliar a Campanha de Vacinação contra a gripe para toda a população interessada a partir desta segunda-feira, 27 de junho. Até então, o imunizante estava disponível apenas para grupos prioritários. Agora, qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode receber a vacina em todos os 39 postos fixos da cidade.

A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde. “Geralmente, ao final do prazo para vacinação contra a gripe pelos grupos prioritários, abrimos para a população em geral, até zerar nosso estoque. E, neste ano, não foi diferente. A partir de hoje, os interessados podem procurar qualquer uma das nossas salas de Imunização. Aproveitem a oportunidade!”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A gestora lembra ainda que a vacinação contra a Influenza é anual, independentemente da época em que os moradores receberam a última aplicação: “todas as pessoas que se vacinaram contra a gripe com doses da Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, podem retornar agora para receber essa dose de 2022, que protege contra novas cepas”.

Renata Cordeiro explica que a vacina contra a influenza é atualizada todos os anos, de acordo com os vírus em circulação: “O imunizante do SUS é trivalente e confere proteção contra os vírus H1N1, H3N2, e o vírus B. Seguro, ele previne casos graves e mortes. Quem costuma receber essa vacina já sabe dos benefícios e não fica sem!”

Balanço

Segundo dados da SMS, até o momento foram aplicadas 71.530 doses da vacina contra a Influenza em Aparecida. O número indica que apenas 43% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários da Campanha contra a Influenza foram imunizadas. O estoque atual de vacinas contra a gripe na cidade é de 108.070 doses.

Do total de doses aplicadas, 12.866 foram em crianças de 06 meses a 5 anos; 31.660 em idosos; 14.241 em trabalhadores da Saúde; 1.198 em gestantes; 789 em puérperas; 4.407 em pessoas com comorbidades; e 617 em pessoas com deficiência permanente.

Além disso, 2.455 professores; 534 caminhoneiros; 276 profissionais das forças de segurança e salvamento; 255 funcionários do sistema prisional; 75 profissionais de transporte; e 2.157 membros da população privada de liberdade foram imunizados.

“Percebemos baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários e isso nos preocupa bastante. Os primeiros meses da Campanha são voltados para eles por terem mais chances de contaminação e complicações e por isso a adesão é tão importante. Não podemos baixar a guarda”, alerta Renata Cordeiro.

Onde se vacinar

Em Aparecida, a vacina contra a gripe está disponível na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

Horários de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. A sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. Já as UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

O que levar

Para se vacinar contra a Influenza basta apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. A vacina contra a gripe pode ser recebida com qualquer outra do calendário de rotina, inclusive contra a Covid-19.