Rogério Cruz inaugura escola de tempo integral e anuncia entrega de seis novas unidades de ensino, em 2022
O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na tarde desta terça-feira (28/06), a Escola Municipal Rotary Club, no Setor Leste Universitário. A unidade vai atender 210 crianças de 06 a 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em tempo integral. Na ocasião, ele anunciou a entrega de mais uma instituição de ensino na próxima sexta-feira (1º/07), no Setor Crimeia Leste, além de outras seis unidades, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Na entrega da quinta unidade de ensino nos 18 meses de gestão, Rogério Cruz ressaltou a criação de novas vagas e investimento na melhoria da infraestrutura das unidades. “Mais de 3 mil vagas foram criadas. Isso é prova do compromisso da gestão com o setor educacional e com os goianienses. Nossas crianças têm ensino e estrutura de qualidade”, afirmou.
Destacou, em seguida, ação conjunta com o governo estadual e Rotary Club, bem como “outras parcerias inteligentes que firmamos ao longo da gestão, sempre em busca de pautas que nos unem pelo bem da população”.
Secretário municipal de Educação, Wellington Bessa lembrou que a unidade entregue, nesta terça-feira, foi totalmente requalificada com recursos do Programa Escola Viva. “A escola foi contemplada pelo investimento de R$ 33 milhões para reforma de todas as unidades e, desde janeiro, as obras foram intensificadas para que pudéssemos entregá-la hoje e retomar as aulas em agosto”, observou.
O titular da pasta assegurou que as devidas vistorias foram feitas antes e ao longo das adequações. Ele ressaltou, ainda, o quanto a comunidade aguardava pela entrega, “uma vez que a escola tem importância histórica para a região”. De acordo com o secretário, 21 alunos já estão matriculados, e novas vagas serão disponibilizadas para matrícula em agosto.
O presidente do Rotary Club, Fábio Velasco Fayad, recordou que mais de 50 mil crianças já passaram pela escola, que funciona no local há 60 anos. “Agora, confiamos a valiosa missão de educar ao município, por meio desta parceria que instala aqui uma unidade de tempo integral que muito me orgulha”, disse.
A diretora da instituição, Fernanda Kunert, elogiou o espaço “arejado e acolhedor, graças ao trabalho incansável das equipes que atuaram nas adequações”. A educadora também pontuou a ansiedade dos moradores sobre o funcionamento da escola. “Estamos todos ansiosos para receber os alunos a partir de agosto, logo após as férias coletivas”, afirmou.
Alessandra de Almeida Cabral, 46 anos, é moradora da região, e destaca que praticamente cresceu assistindo à escola funcionar. “Então, quando a vi fechada, senti uma tristeza muito grande”. Ao vê-la reaberta, totalmente revitalizada, a goianiense tem novas perspectivas. “Tenho certeza de que a unidade fará uma diferença muito grande para as crianças da região”, aposta.
Educação de tempo integral
O secretário Wellington Bessa salienta a importância de oferecer educação de tempo integral, “modalidade que proporciona tempo maior de convivência na escola e desenvolvimento de novas habilidades”.
“A nova unidade vai atender a demanda da Região Leste e acolher os estudantes em tempo integral, para que os pais e responsáveis possam trabalhar com a certeza de que as crianças estarão em local seguro”, afirmou Rogério Cruz, ao destacar que, agora, o município chega à oferta de 41 escolas de tempo integral.
Novas unidades
O prefeito da capital anunciou a entrega de novas unidades. Dentre elas, a Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, no Setor Criméia Leste. A escola passou por ampla reforma estrutural e deve ser inaugurada na próxima sexta-feira (1º/07).
As demais unidades em processo final de construção são: Cmeis Nion Albernaz, Vale do Araguaia, Brisas do Cerrado, Madre Germana e Bem-Me-Quer.