• Trindade: Prefeitura recolhe, nos 10 dias da romaria, quase 500 toneladas de resíduos a mais que habitual  

    Publicado em 6.07.2022 às 14:07

    A Prefeitura de Trindade recolheu, durante os 10 dias da Romaria do Divino Pai Eterno 2022, quase 500 toneladas de resíduos sólidos residenciais a mais do que o normal a ser retirado na cidade. Um recorde foi registrado na segunda-feira (04/06), quando foram retiradas 169 toneladas de lixo das ruas de Trindade. 

    De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente, nesta terça-feira (05/06), o habitual a ser recolhido seriam 120 toneladas, diariamente, o que representa quase 50 mil quilogramas a mais em apenas um dia 

    Isso acontece devido ao número de pessoas que começaram a deixar a cidade a partir de domingo. “Representa a saída dos romeiros que alugaram casas ou quintais e algumas barracas que estão sendo desmontadas”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur. 

    Para garantir a limpeza e a qualidade de vida da população presente na cidade, ao longo desse período toda a frota de caminhões coletores foi disponibilizada. Ao todo, nove veículos rodaram, todos os dias, de manhã, tarde e noite. 

    Segundo Badur, cada caminhão realizou ao menos seis viagens por dia, pois cada um tem capacidade de retirar oito toneladas por vez. Também foram disponibilizadas 15 caçambas e 39 contêineres especiais, que foram coletados três vezes ao dia. 

    O trabalho contou com o apoio das secretarias de Infraestrutura, que colocou 300 lixeiras espalhadas por vários pontos, e de Serviços Públicos, cujos colaboradores realizaram a varrição.  

    Durante os 10 dias, o trabalho teve início às 4h30 da manhã e encerramento por volta das 23h, com atividades em pontos estratégicos.  

    No centro da cidade, onde houve maior movimentação durante a romaria, o primeiro horário garantiu o recolhimento dos resíduos na rua Dr. Irany Ferreira, antes da Procissão da Penitência, que aconteceu entre a igreja Matriz e o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. 

    Ao longo desse período, o município realizou também coletas especiais de resíduos ensacados, às margens da Rodovia dos Romeiros e no Centro de Atendimento (Barraca da OVG), região de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). 

    O secretário Badur pontuou que a Romaria não interferiu na coleta do restante da cidade. Ele considera que o objetivo foi atingido.  A meta era retirar o resíduo para que não causasse transtornos para romeiros, comerciantes, e a população trindadense.

    “Nós acreditamos que foi feito um trabalho que atingiu o seu objetivo, que manteve tanto a rodovia quando a parte interna da cidade o mais limpo possível”, disse o secretário de Meio Ambiente. Ele acredita que os números continuarão elevados até o início da próxima semana. 

    O secretário Roberto Badur concluiu com agradecimento a todos os colaboradores que realizaram o trabalho, e que alcançaram números expressivos.