• Prefeitura de Aparecida realiza retirada de entulhos e conscientiza população 

    Publicado em 7.07.2022 às 08:54

    A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tem conscientizado a população sobre destinação correta de resíduos sólidos. O objetivo é promover a conservação dos espaços públicos, a preservação do ambiente e a qualidade de vida da população.

    O trabalho da secretaria de Desenvolvimento Urbano na limpeza da cidade é constante, e nesta semana as equipes de limpeza urbana retiraram 140 toneladas de lixo e entulho, equivalente a 14 caminhões caçambas, em uma área não edificada da Vila Izaura. 

    “O descarte irregular de lixo e entulho prejudica a vida das pessoas e o ambiente em que vivemos. A prefeitura faz a sua parte, cumpre com sua obrigação, mas a população deve ajudar na limpeza e dos espaços que vivemos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo.

    O coordenador de operações, Iris Mendonça, responsável pelo serviço de retirada de entulhos e roçagem, reforça que o descarte irregular de resíduos sólidos prejudica o meio ambiente e prejudica a saúde pública. “A sujeira causa proliferação de insetos e gera grandes transtornos e prejuízos. Portanto, a educação ambiental é o melhor caminho para termos uma cidade limpa e com melhor qualidade de vida”. 

    Disque Busca 

    Para ajudar a população na destinação correta de resíduos volumosos, o município oferece o Disque Busca, que integra o Programa de Coleta Seletiva da cidade. “É um serviço gratuito colocado à disposição do morador de Aparecida e que ajuda a população a dar a destinação correta de móveis inutilizáveis, como sofás, armários, tanquinhos e guarda-roupa”, explicou. O Disque Busca de Aparecida de Goiânia pode ser solicitado de segunda a sexta, das 8h às 16h, pelo telefone 3545-9969 ou 3545-6040.

    Fiscalização e Denúncia

    A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiãnia é o órgão responsável para notificar e aplicar penalidades administrativas para o descarte irregular de resíduos sólidos em calçadas, lotes baldios, espaços públicos e áreas verdes. Denúncias podem ser registradas pelos telefones 3238-7217/3238-7220 ou Whatsapp 98459-1661. A autuação para esse tipo de infração pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil, a depender do impacto ambiental.