• Seinfra realiza limpeza e manutenção de bocas de lobo em Aparecida 

    Publicado em 14.07.2022 às 12:15

    A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando nesse período de estiagem a manutenção e limpeza de bocas de lobo. O serviço integra frente de infraestrutura viária e limpeza pública, sendo realizado regularmente para garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas seja levado para os ramais e galerias.

    De acordo com o órgão municipal, foram limpas 1,8 mil unidades só neste ano. O trabalho é realizado diariamente com previsão de alcançar todos os bairros de Aparecida, com objetivo de manter a cidade limpa e evitar maiores prejuízos à população, principalmente, no período de chuvas.

    “As bocas de lobo são fundamentais para o perfeito funcionamento do escoamento das águas pluviais. Por isso é importante que os moradores contribuam para manter a cidade limpa. Em períodos de chuva, por exemplo, a presença de lixo, entulho ou qualquer outro objeto nesses canais, pode causar problemas, como alagamentos e proliferação de insetos”, explica o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

    Na esquina da Rua 39-E com o Anel Viário, no Residencial Garavelo Park, duas bocas de lobo estavam entupidas. A limpeza das unidades coletoras de água pluvial foi realizada na tarde desta quarta-feira, 13. “É um trabalho manual às vezes pesado, que demanda tempo, e muito cuidado. Dentro das bocas de lobo encontramos desde lixo doméstico, garrafas pets, sacos plásticos e entulho. Nesse local aqui, por exemplo, encontramos até pedaço de para-choque. E o nosso pedido é que a população não jogue lixo nas ruas”, contou o coordenador da equipe, José Paulo.

    O diretor de Obras, engenheiro César Augusto, ressalta que para preservar as condições das vias públicas é preciso que a população colabore com a limpeza da cidade. “Lixo e entulho descartados em ruas e calçadas podem causar impactos ambientais e o entupimento das bocas de lobo, pois quando chove, a enxurrada leva todos os resíduos para dentro das galerias”. 

    Para completar, o secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Claudio Everson, afirma ainda que descarte irregular de qualquer resíduo sólido é um dos maiores problemas ambientais na cidade. “O poder público cumpre o seu papel que é o de fiscalizar, notificar e realizar a limpeza, mas é necessário que a população nos ajude com esse trabalho”. 

    Como colaborar

    Acondicione corretamente os resíduos sólidos em sacos plásticos resistentes;
    Observe os dias e o horário da coleta de resíduos, evitando exposição prolongada nas lixeiras;
    Não jogue lixo em vias públicas, calçadas, praças e lotes baldios;
    Cuide do ambiente, da cidade, dos espaços de convivência;

    Denúncia e fiscalização
    Para denúncias a população pode acionar a Central de Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, que funciona 24h, pelos telefones 3238-7217 ou 3238-7220 ou enviar mensagem de texto para o número de WhatsApp 98459-1661.

    Solicitações de limpeza
    Diariamente as equipes de infraestrutura trabalham para desobstrução e limpeza de bocas de lobo em vários pontos de Aparecida. Para solicitar manutenção e limpeza de bocas de lobo, reparo em bueiros e galerias pluviais, é só acionar as equipes pelos telefones 3545-5902 ou 3545-5834