Ao som do frevo, em Recife, Lula reafirma compromisso com cultura
Em encontro emocionante com representantes da cultura no fim da manhã de hoje, 21, em Recife (PE), com poesia, música, frevo, agradecimentos e alegria, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou seu compromisso de priorizar a cultura, num eventual novo governo, com recriação do Ministério, criação de comitês estaduais e realização de conferências anuais para que o setor decida coletivamente as políticas públicas e as diversidades regionais sejam representadas nas escolhas.
Quero criar comitês de cultura estaduais para que não haja o monopólio da cultura do Centro-Sul do país sobre o restante do território nacional. O ministério que vai cuidar da cultura vai ter que construir, junto com os 27 estados, grupos de cultura em que vão fazer conferências anuais para decidir que tipo de política a gente vai colocar em prática e fazer com que a cultura seja um instrumento de geração de riqueza nesse país”, disse, acrescentando que a cultura mobiliza muita gente, o que significa emprego sustentável e de qualidade e sustentável.
De acordo com o ex-presidente, o Ministério da Cultura tem que ser entendido não como um ministério de gasto, mas de investimento e de descoberta de pessoas extraordinárias e gente excepcional. “Eu quero fazer, não eu, nós. Nós precisamos fazer uma verdadeira revolução cultural nesse país. Não é uma revolução cultural de mandar queimar livro não, é de distribuir mais livro, de permitir acesso das nossas crianças a ter possibilidade de assistir filme, música, teatro na escola”.